Sintra distingue vencedores dos Prémios Literários de 2022

Os Prémios Literários 2022 promovidos pela Câmara Municipal de Sintra, foram entregues esta sexta-feira, na Quinta Mont Fleuri.

A cerimónia decorreu com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que distinguiu os vencedores do Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa e do Prémio Ruy Belo, tendo entregue também duas menções honrosas.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia “prémios como estes têm o objetivo de estimular a produção literária, nas mais diversas formas de expressão literária”, acrescentando que “com esta iniciativa apostamos na descoberta de novos talentos e na consagração de talentos existentes, num gesto que valoriza a cultura enquanto motor para uma sociedade de maior igualdade e menor exclusão.”

A obra literária “Auto das Águas”, de Tiago Bruno Borges Rodrigues Mesquita de Carvalho, vencedora do Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2022, destacou-se por características como a “sedutora narrativa de antecipação”, como referido pelo júri.

Quanto à obra “Caderneta de Lembranças”, da autoria de António Manuel Pires Cabral, foi a obra literária que conquistou o Prémio Ruy Belo, para a qual o júri teceu elogios como “a voz singular do autor”.

Por decisão do júri, para o Prémio Ruy Belo, foram ainda atribuídas duas menções honrosas à obra “Cerveja & Neve” da autoria de Inês Dias, e ao “Livro da Perfeita Alegria” de Eugénia de Vasconcellos.

A criação destes prémios tem o objetivo de dinamizar e estimular a criação literária e homenagear as ilustres figuras do panorama literário, Ruy Belo, poeta e munícipe de Sintra e Ferreira de Castro, grande romancista que viu na vila de Sintra a inspiração para escrever e à qual legou o seu espólio.