Sintra dá palco ao melhor do LEFFEST

“La Caja”, “Unclenching the Fists”, “Gato Preto, Gato Branco”, “Happy Hour – Hora Feliz” e “Abraça-me com Força” são os filmes que o Centro Cultural Olga Cadaval irá exibir no dia 18 de novembro, inseridos na programação do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival.

Inseridos na Seleção Oficial – Em Competição do festival, “La Caja”, de Lorenzo Vigas, e “Unclenching the Fists”, de Kira Kovalenko, serão apresentados pelas 10h00 e 12h00, respetivamente.

Em La Caja, um jovem mexicano, viaja para recolher os restos mortais do pai, encontrado numa vala comum na paisagem deserta do norte do México. No regresso a casa, um encontro inesperado com Mário (Hernán Mendoza), um homem semelhante ao seu pai, devolve esperança ao jovem, que insiste em não o abandonar. O encontro será o início de uma aventura envolta em dilemas morais, dando forma a uma denúncia política das condições em que decorrem as práticas laborais na América Latina.

Em Unclenching the Fists, Ada, uma das muitas vítimas do cerco escolar de 2004 em Beslan, levado a cabo por chechenos que exigiam a retirada da Rússia do seu país, é mantida numa redoma sob o controlo excessivo do pai Zaur.

Durante a tarde, pelas 15h00, o LEFFEST celebra a Cultura Rom com o filme “Gato Preto, Gato Branco”, de Emir Kusturica.

Esta é a história de um grupo de ciganos que vive junto ao rio Danúbio. Matko, o Cigano, vive de pequenos negócios obscuros com os russos. O seu primeiro trabalho é desviar um comboio que transporta gasolina de Belgrado para a Turquia. Para conseguir montar a operação, pede dinheiro a Dadan, o padrinho da comunidade. A sabotagem corre mal e agora Matko não tem dinheiro para pagar a sua dívida – a solução é aceitar o casamento entre o seu filho e a irmã do padrinho.

Happy Hour – Hora Feliz”, de Ryûsuke Hamaguchi, regressa a Sintra às 18h00, enquadrado nas Homenagens e Retrospetivas realizadas ao cineasta. Akari, Sakurako, Fumi e Jun, quatro amigas de longa data, acreditam poder confiar umas nas outras. Quando Jun se divorcia e desaparece inexplicavelmente, as restantes – que até aí se julgavam felizes nos seus casamentos – começam a questionar as suas próprias vidas.

Por fim, será apresentado pelas 21h30 “Abraça-me com Força”, de Mathieu Amalric, inserido na Seleção Oficial – Fora de Competição.

Adaptação da peça de teatro Je Reviens de loin, de Claudine Galea, Abraça-me com Força apresenta-nos a misteriosa de Clarisse, uma mulher que aparenta estar a debater-se com a ideia de abandonar o marido e os filhos. O que terá levado Clarisse a deixar a família? O que terá acontecido com a família depois desse momento? Estamos perante memórias, projecções ou vivências? O filme adensa todas estas dúvidas numa vertiginosa estrutura narrativa mergulhada num abismo de espectros, efeitos telescópicos, ecos, sobreposições, flashbacks e flashfowards. Envolto em melancolia, Abraça-me com Força desvela-se num melodrama sobre a perda, cuja natureza incompreensível e, por vezes, alucinante, encontra na imaginação e na memória a única possibilidade de luto, de compreensão e de superação.

O melhor da sétima arte está em Sintra com o LEFFEST - Lisbon & Sintra Film, até 21 de novembro, este ano com destaque pela celebração da Cultura Rom em todas as suas expressões artísticas.

Saiba mais AQUI.