Sintra com novas exposições para conhecer este fim de semana

A Câmara Municipal de Sintra apresenta para este fim de semana um programa cultural marcado por novas exposições e concertos.

O Centro Cultural Olga Cadaval, recebe um concerto de homenagem à Marquesa de Cadaval, no dia 17 de janeiro, pelas 21h00, com entrada gratuita. Este concerto, que marca o 125º aniversário sobre o nascimento da Marquesa de Cadaval, irá juntar em palco quatro dos maiores pianistas portugueses, António Rosado, Pedro Burmester, Luís Magalhães e Raúl da Costa, para a interpretação de obras compostas para piano solo e dois pianos, incluindo uma magnifica prestação a oito mãos.

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra inaugura, esta sexta-feira, 17 de janeiro, três novas exposições, todas com entrada gratuita: “A coleção camoniana de Carvalho Monteiro no 5º Centenário de Camões”, “Aquário para um peixe solúvel”, de Rui Matos, e “Escombros Ecoantes”, de Ticiano Rottenstein.

Na mostra “Aquário para um peixe solúvel”, Rui Matos escolheu um grupo de esculturas que parecem não ter corpo ou pelo menos esse corpo não tem densidade e a sua substância não tem massa específica. São esculturas que foram realizadas entre os anos de 2017 e 2024, em sequências temporais diferentes, e que hoje encontraram aqui coerência de grupo.

Já “Escombros Ecoantes” convida a uma imersão poética no processo de arruinamento do mundo contemporâneo, através de esculturas e instalações criadas com refugos industriais.

Tida como a camoniana mais completa e relevante do século XIX, “A coleção camoniana de Carvalho Monteiro no 5º Centenário de Camões” procura reconstituir a coleção bibliográfica e iconográfica de Carvalho Monteiro, hoje dispersa entre coleções particulares e públicas a nível nacional e internacional através de uma sólida investigação histórico artística.

Integrado nesta exposição, o equipamento cultural acolhe o concerto “Palavra (De)Cantada – A Musa do Poeta” no dia 18 de janeiro, às 16h00. Neste espetáculo, a atriz Sandra Celas assume a conceção e a voz, enquanto a componente musical é assinada por Nuno Pereira, multi-instrumentista, explorador sonoro, sonoplasta, facilitador e compositor.

A programação cultural termina com “Uma mãe fado e um pai guitarra”, o primeiro Concerto para Bebés deste ano, que acontece no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 19 de janeiro, com duas sessões, pelas 10h00 e 11h30.

Até 31 de janeiro, a Biblioteca Municipal de Sintra tem patente a exposição "Os Livros que não puderam ser livres", composta por uma amostra de obras proibidas em Portugal durante o Estado Novo, com entrada gratuita.

Aproveite ainda para visitar a nova secção de arqueologia “O Claustro do Tempo”, que vem complementar a exposição permanente já existente no MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.  “O Claustro do Tempo” reúne várias exposições temáticas que, no seu conjunto, proporcionam um percurso abrangente pela rica História do território de Sintra. A viagem inicia-se nos tempos mais remotos da Pré-História e estende-se até aos primórdios da Época Contemporânea, destacando a profunda herança cultural da região.

Para completar a oferta cultural, explore o Museu de História Natural de Sintra, o espólio da Casa-Museu Leal da Câmara e conheça o Museu Anjos Teixeira, todos com portas abertas para o receber gratuitamente.

Imagem: “Os Livros que não puderam ser livres”, patente na Biblioteca Municipal de Sintra.

Image
Image