Sintra celebra Dia Mundial da Voz com concerto

A Câmara Municipal de Sintra irá assinalar o Dia Mundial da Voz com o concerto “A VOZ era o que lhes restava…”, pelo Grupo Coral Allegro, no dia 16 de abril, às 15h30, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra.

Com entrada gratuita, este espetáculo será dirigido pelo Maestro e Diretor Artístico Manuel Líbano Monteiro e terá como inspiração os espirituais negros. O concerto será uma sombra do que seriam os espirituais negros originais não só pelas vozes negras que têm timbres peculiares, mas também pelas entoações, variações, danças, entrou outras, e que não haverá pretensão de imitar.

Atualmente, as peças musicais cantadas por todos os coros em concertos foram originalmente criadas pelos negros capturados em África e levados para os Estados Unidos para trabalhos forçados, nomeadamente em campos de algodão, na construção do caminho-de-ferro, nas minas ou em outros trabalhos desenvolvidos em condições sub-humanas. Muitas vezes agrilhoados, a voz era o único instrumento que tinham para expressarem os sentimentos, aprenderem os ensinamentos bíblicos, protestarem contra as suas condições e, por vezes, como forma de acionar planos sem os seus capatazes perceberem. Estas peças seriam transmitidas oralmente uma vez que havia a proibição dos escravos de aprenderem a ler e a escrever.

Comemorada pela primeira vez em 2003, o Dia Mundial da Voz é assinalado a 16 de abril com o objetivo de promover a saúde do aparelho vocal e prevenir doenças da laringe.