Image

Sintra celebra 24 anos de Património Mundial

Sintra assinala a 6 de dezembro de 2019, o vigésimo quarto aniversário da elevação a Património da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural.

Sintra foi classificada Património Mundial, no âmbito da categoria “Paisagem Cultural”, no dia 6 de dezembro de 1995, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, realizada em Berlim.

Foi o primeiro sítio inscrito pela UNESCO como Paisagem Cultural, sendo o valor universal desta paisagem reconhecido, desde então, como uma abordagem pioneira ao paisagismo romântico, cujos elementos-chave são os parques e monumentos que desenham, por si só, uma linha histórica do tempo.

A candidatura de uma paisagem cultural para inclusão no Património Mundial exige uma mistura excecional de sítios naturais e culturais num quadro exemplar. A Serra de Sintra corresponde-lhe de uma forma convincente. Vista de longe (ou a partir de uma fotografia aérea) dá a impressão de uma paisagem muito mais natural que se distingue bem dos arredores: uma pequena cadeia montanhosa granítica coberta de florestas, elevando-se da região rural (também ela entrecortada por montes e vales) entre Lisboa e o litoral. Vista de mais perto e percorrendo-a, a Serra revela marcas culturais de uma riqueza surpreendente, cobrindo vários séculos da história de Portugal.