Primeira conferência de 'Sintra Arqueológica' aborda a Valorização do Património Arqueológico

A primeira conferência do ciclo “Sintra Arqueológica”, que assinala os 25 anos do MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, acontece já no dia 28 de setembro, às 15h00, com entrada gratuita.

Esta sessão será alusiva aos Projetos de Valorização do Património Arqueológico de Sintra nos últimos 25 anos e terá como oradora Teresa Simões, que abordará os principais programas de investigação e reabilitação patrimonial, na defesa e salvaguarda dos mais significativos vestígios e monumentos arqueológicos do Município.

O Município de Sintra possui um vasto e significativo património arqueológico objeto de intensa pesquisa desde os finais do século XIX. Em 1999, a inauguração do novo Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas marcou o início de uma nova etapa dando a conhecer a toda a comunidade o vasto acervo arqueológico e centralizando as coleções e os recursos técnicos e de investigação, permitindo dar continuidade à dinâmica obtenção de novos dados – através da realização de novas escavações – e à sua valorização pública.

 A concretização de projetos de recuperação da Anta de Agualva, da Ponte e Via romanas da Catribana, do Monumento Pré-histórico da Praia das Maçãs, bem como da escavação do “ribat” medieval e santuário romano do Alto da Vigia, a que se somam o desenvolvimento de programas de salvaguarda e de reabilitação do Tholos do Monge e da villa romana de Santo André de Almoçageme, demonstram a ação empreendedora da autarquia de Sintra em defesa da Herança Cultural comum e das suas mais antigas raízes.

 “Sintra Arqueológica” é um ciclo de quatro conferências que visa apresentar o trabalho realizado ao longo deste período na preservação, valorização e divulgação do património arqueológico do concelho. As próximas sessões têm lugar nos dias 12 de outubro com a apresentação "O Paleocristianismo em Sintra"; 26 de outubro, com "Entretecendo Passado e Futuro: A Ação COST EuroWeb e a Arqueologia Têxtil em Sintra e no Sul de Portugal"; e, por fim, a 16 de novembro, com a conferência intitulada "O 'ribat' islâmico do Alto da Vigia".

Image
Image