Prémio Municipal Raúl Lino em Sintra

raul lino premio

A Câmara Municipal de Sintra lança Prémio Municipal de Urbanismo – Arquitetura e Paisagem – Raul Lino. O regulamento do prémio foi aprovado esta terça-feira, na 31.ª Reunião Pública de Câmara.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, exalta a obra e herança deixadas por um dos mais importantes arquitectos do século XX:“A atuação da autarquia é inspirada no legado de Raúl Lino, aliás um grande desafio e uma grande responsabilidade”. O edil refere ainda a necessidade de compatibilizar a tradição e o futuro:“ É necessário preservar o património, mas também olhar para a vila e perceber quais as intervenções a realizar para um futuro sustentável”.

O prémio bienal tem por objetivo distinguir e premiar obras de raíz ou de reabilitação /recuperação de edifícios e de espaços exteriores de uso público no município de Sintra que na sua criação tenham tido por principais objetivos a qualidade arquitetónica e a integração urbanística e paisagística na envolvente, preocupações ao nível da sustentabilidade e contribuam para a valorização e salvaguarda do património do município e para a dignificação da paisagem.

O prémio está estruturado em três categorias diferentes: edificações, espaço exterior de uso público e boas práticas de sustentabilidade.

O regulamento do prémio e o formulário de candidatura vão estar disponíveis  no site da autarquia.