Image

Pintura de Roberto Benevides Martins na Casa da Cultura Lívio de Morais

cc livio morais

A exposição de pintura "The Dorian Effect (TDE)", de Roberto Benevides Martins, vai estar patente de 24 de outubro até 15 de novembro, na Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra.

The Dorian Effect - A Personificação do Belo analisa o Belo contemporâneo numa versão personificada. Dem um estado transcendente, o Belo como disciplina reguladora de uma obra de arte, passa oficialmente a tratar o que é físico, humano e individual.

Tem como grande influencia Dorian Gray, personagem central d'O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, que representa essencialmente o desejo de beleza e juventude eternas. Uma das grandes manifestações desta radicalização do Belo, e a base fundamental para o conceito deste trabalho, é a cirurgia estética que busca a perfeição através da reconstrução do corpo e do rosto, redefinindo o nosso entendimento e a nossa perceção de Beleza.

Teoricamente propõe-se analisar a evolução do conceito de Belo, do Belo Objetivo, contextualizando-a com uma breve exposição da História da Beleza.

Chegámos a uma revalorização deste conceito - fruto do individualismo, do hedonismo e do narcisismo, dominantes na pós-modernidade - que direciona o indivíduo à personificação dos seus próprios sentimentos e emoções. Após conhecer a humanização, o Belo alcança a personificação carnal e faz do corpo o seu próprio produto físico-emocional.

Av. 25 de Abril, Largo da Igreja, Mira Sintra
2735-400 Mira Sintra
Tel: 219 128 270

Horário:
Terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00; Sábados e domingos, das 14h00 às 20h00;
Encerra às segundas-feiras e feriados