Óperas na Rua encerram com concerto gratuito em Montelavar

Opera Dandies encerra o ciclo de Óperas na Rua organizado pela Câmara Municipal de Sintra. O último espetáculo tem lugar no Coreto de Montelavar, na União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, no próximo dia 3 de agosto, pelas 21h00. A entrada é livre.

Dandy, um termo que teve início em finais do século XVIII, caracterizava o cavalheiro culto, de extremo bom gosto estético, com um sentido de humor apurado, podendo identificar-se Oscar Wilde, Lord Byron ou Charles Baudelaire, como alguns conhecidos dandies das suas épocas.

Na ópera ou nos musicais associa-se este termo a variadíssimas personagens, ou também a grandes cantores líricos. Os 5 Dandies (3 tenores e 2 barítonos), seguindo este conceito, interpretam árias de ópera, opereta, valsas e musicais, recriando personagens que trazem a estética de um gentleman ao palco de rua, com “graça” e atrevimento, numa ambiência estilística muito própria.

Este ano, o Largo da República, em Agualva e Mira Sintra, o Jardim do Forno, na Abrunheira, a Capela de Nossa Senhora da Natividade e o Largo de Montelavar foram o palco dos quatro espetáculos musicais de entrada livre.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Sintra promove a descentralização e a democratização ao acesso desta oferta cultural, habitualmente, pouco acessível à maioria da população.