"O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá mora” já chegou a mais de 400 alunos

O Projeto “O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá mora”, desenvolvido pela autarquia de Sintra com base nos contos infantis sobre os Museus Municipais, realizou-se entre os meses de fevereiro e junho de 2022 e envolveu diretamente 20 escolas do Concelho, num total de 441 alunos.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta “trata-se de um projeto muito interessante do ponto de vista pedagógico, uma vez que promove a aproximação das escolas às artes, à cultura e aos museus”.

Esta iniciativa tem por objetivo flexibilizar os conteúdos curriculares, apostando em formas de educação não formal e promovendo novas práticas pedagógicas, assim como a promoção e compreensão da criação artística e cultural, contribuindo para uma valorização do património local.

O projeto decorreu no Museu de História Natural de Sintra, Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, MU.SA - Museu das Artes de Sintra, Museu Ferreira de Castro, Casa Museu-Leal da Câmara e Museu Anjos Teixeira e envolveu diversas etapas, entre as quais, leitura e exploração de um livro sobre o Museu selecionado, encontro com o autor do livro, visita guiada ao Museu e exposição itinerante sobre Contos/Museu.

No final do programa, os alunos participaram numa oficina de Artes Plásticas que culminou com a construção de um totem onde ficaram espelhadas as suas impressões acerca do Museu que trabalharam em contexto de sala de aula.

No decorrer do projeto foi, ainda, lançado o “Manual Pedagógico | O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá mora | Guião de Atividades Criativas” que contempla a apresentação de cada Museu, sinopses dos livros, pistas pedagógicas, propostas de atividades criativas, e leituras complementares, tendo sido distribuído pelos Agrupamentos Escolares, professores bibliotecários, participantes no projeto, e pelos responsáveis dos Museus Municipais.

O Projeto “O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá mora”, desenvolvido pela autarquia de Sintra com base nos contos infantis sobre os Museus Municipais foi comparticipado pelo ProMuseus-Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus, através da Direcção-Geral do Património Cultural.