Novas atividades nos museus municipais de Sintra em agosto

A Câmara Municipal de Sintra apresenta nos museus municipais um programa de atividades diversificado durante o mês de agosto.

Em destaque este mês está a peça de teatro baseada na obra da literatura clássica de Plauto “Comédia da Marmita”, que mostra de forma hilariante a dicotomia do ter e não ter. Fala de justiça social, de conduta moral, de como passar de escravo a trabalhador pago, como ser um rico humilde. Para ver no Museu de Odrinhas até 27 de agosto.

O MU.SA tem patente a exposição “Morphosis” de Catarina Nunes e Vanessa Barragão, para conhecer até 1 de outubro. Nesta exposição as duas artistas cruzam os seus processos artísticos de forma harmoniosa e fluida, entre as diferentes características da arte têxtil e da cerâmica escultórica.

A Câmara Municipal de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais e equipamentos culturais durante todo o ano. Excetuam-se neste caso algumas atividades calendarizadas. A participação nas atividades é gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.

CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara | 21 923 88 41

MAT - Museu Anjos Teixeira | 21 923 88 27

MFC - Museu Ferreira de Castro | 21 923 88 28

MHNS - Museu de História Natural de Sintra | 21 923 85 63

MU.SA - Museu das Artes de Sintra | 21 923 61 06

MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas | 21 923 86 08

PROGRAMA:

CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara

Exposição “Leal da Câmara Professor – Trabalhos de Alunos (Trajes)”

Até 31 de dezembro

Da faceta de professor de Leal da Câmara constituem testemunhos as inúmeras peças utilizadas para a lecionação das suas aulas de que são exemplos, entre outros, as fichas para as lições, as provas individuais de avaliação, os esboços de trabalhos curriculares e os testes e exames finais das pupilas, que ainda integram os fundos museais da Casa-Museu e que ora se mostram ao público nesta exposição. Esta exposição é complementada com uma oficina de conceção da tradicional ‘Renda de Papel’.

Destinatários: Público em geral.

MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Exposição de Henrique Vieira Ribeiro “A Casa”

Destinatários: Público em geral. | Acesso gratuito.

Exposição de Conceição Abreu “Manto Vegetal”

Destinatários: Público em geral. | Acesso gratuito.

Exposição de Manuel Justo “Human Encyclopedia of Hus”

Destinatários: Público em geral. | Acesso gratuito.

Exposição de Catarina Nunes e Vanessa Barragão “Morphosis”

Até 1 de outubro

MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

Teatro «Comédia da Marmita», de Plauto

5 a 27 de agosto, 18h00 | sábados e domingos

A partir do texto original composto no ano 195 a. C., narra-se a história de Euclião, um velho avarento e sovina, que esconde uma marmita cheia de ouro em casa, enquanto finge ser pobre.

Destinatários: Público em geral.  | Acesso: 5,00 €, mediante marcação.

Visita guiada à exposição «Entre o Signo da Cruz e o Signo do Crescente»

12 de agosto | 15h00

As peças expostas remontam às épocas islâmica, medieval e moderna, testemunhando o quotidiano das populações multiculturais – judeus, mouros e cristãos – que habitavam Sintra.

Destinatários: Público em geral. | Acesso gratuito, mediante inscrição.

Famílias no Museu | Visita-descoberta «Vem conhecer os deuses do Santuário Romano do Alto da Vigia»

26 de agosto | 10h30

Sol, Lua e Oceano são os deuses cultuados em Sintra há quase dois mil anos. O desafio é dá-los a conhecer. Decorar máscaras de cartolina – dos deuses Sol, Lua e Oceano – com lápis aguarela, lã, folhas de hera, ráfia, areia, etc., é a tarefa proposta.

Destinatários: Público dos 6 aos 12 anos. | Acesso gratuito, mediante marcação.

MAT - Museu Anjos Teixeira

O Museu é meu | Dia do Artista - ESTA ATIVIDADE FOI CANCELADA

26 de agosto |15h30

O Dia do Artista é celebrado a 24 de agosto. A data tem como objetivo saudar todos aqueles que, com a sua arte, nos fazem fugir à realidade e sonhar. Para o comemorar o MAT oferece um ateliê de artes plásticas onde os participantes podem escolher que tipo de artista querem ser... Podem fazer uma pintura, uma escultura, uma aguarela... Criatividade é a palavra de ordem.

Destinatários: Famílias com crianças maiores de 4 anos. | Acesso gratuito, mediante marcação.