Bibliotecas de Sintra com atividades de leitura em agosto

A Câmara Municipal de Sintra preparou nas suas bibliotecas municipais a iniciativa Biblioférias, com o objetivo de promover hábitos de leitura para os mais novos, durante o mês de agosto.

Com este projeto, a autarquia pretende envolver as crianças em histórias cativantes, incentivando à sua imaginação e criatividade de forma lúdica e educativa durante o período das suas férias escolares.

A iniciativa é dirigida à comunidade educativa, para crianças maiores de 4 anos, e consiste na já habitual atividade “Conto/Ateliê”, com duas sessões diárias, às 10h30 e 14h30, de 1 a 31 de agosto. A participação gratuita, no entanto, carece de inscrição prévia para o número de telefone associado a cada biblioteca municipal.

Ainda em agosto, no dia 12 de agosto, às 10h00, a Casa Mantero recebe o projeto nacional “Café Memória”, promovido pela Alzheimer Portugal, com apoio técnico e pedagógico do Instituto S. João de Deus – Hospital do Telhal.

“Café Memória” pretende ser um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou de ação social.

PROGRAMA:

Biblioteca Municipal de Sintra

Biblioférias | Conto/Ateliê – O menino que colecionava palavras

Quando aprendemos a falar colecionamos palavras que têm a magia de se transformarem, podem ser doces, breves, amorosas, ligam-nos ao mundo quando as partilhamos. Uma história sobre a beleza das palavras e o milagre que é partilhá-las com os outros.

Atividade baseada no livro “O menino que colecionava palavras”, de Peter Hamilton Reynolds.

Inscrição: 21 923 62 22

Biblioteca Municipal – Polo da Tapada das Mercês

Biblioférias | Conto/Ateliê - Troca-Histórias

O Troca-Histórias é uma personagem traquina que adora brincar com histórias bem conhecidas. O desafio reside em dar a conhecer esta personagem tão especial e a ajudar a contar as histórias, pois elas estão todas baralhadas!

Atividade baseada no livro “Baralhando Histórias”, de Gianni Rodari e Alessandro Sanna.

Inscrição: 21 923 68 80

Biblioteca Municipal – Polo de Agualva – Cacém

Biblioférias | Conto/Ateliê – A horta do Senhor Lobo

Era inverno e o Senhor Lobo não tinha com que se alimentar. O Inverno passou e ele pensou em construir uma horta, para que no próximo Inverno tivesse alimentos. Mas certo dia a sua horta apareceu toda destruída. O que terá acontecido?

Atividade baseada no livro “A horta do Sr. Lobo”, de Quentin Gréban e Claire Bouiller.

Inscrição: 21 432 80 39

Biblioteca Ruy Belo – Polo de Queluz

Biblioférias | Conto/Ateliê - Onde está a Lua?

Numa noite, o Paulo observou que a lua brilhava grande e redonda no céu. No dia seguinte, reparou que era um pouco mais pequena, e mais pequena ainda com o passar dos dias… até que desapareceu completamente. Que mistério! O Paulo, com a ajuda dos seus amigos, vai querer saber o que aconteceu à lua.

Atividade baseada no livro “Onde está a Lua?”, de Jordi Amenós.

Inscrição: 21 923 68 76