Nova exposição do Museu de Odrinhas em destaque este fim de semana

Sintra é o lugar do desporto, de concertos e de exposições este fim de semana.

“Da pré-atualidade à Idade Média: as tradições ancestrais e os seus derradeiros séculos” é a exposição que está patente no MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas a partir desta quinta-feira, dia 16 de janeiro, criando uma nova secção expositiva no museu designada por “Claustro do Tempo”.

A exposição pretende dar a conhecer aos seus visitantes a ancestral origem das populações desde há séculos conhecidas como “saloias”, sobretudo formadas e definidas como tal no decurso do longo período representado através dos materiais expostos.

A exposição de fotografia “Património da Humanidade do Japão”, de Kazuyoshi Miyoshi, estará patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, de 17 de janeiro a 1 de março. Esta mostra fotográfica assinala os 160 anos de relações diplomáticas entre Portugal e o Japão.

Até 18 de janeiro encontra-se em exibição a exposição de pintura “Mythos da Mesopotâmia”, de Hugo Claro, na Galeria Municipal-Casa Mantero.

O Centro Cultural Olga Cadaval promove o tradicional concerto de homenagem à Marquesa de Cadaval no dia 17 de janeiro, às 21h30, com entrada gratuita mediante o levantamento do convite na bilheteira. No dia 19 de janeiro, às 10h00 e às 11h30, o mesmo equipamento cultural recebe o Concerto para Bebés com o tema “Prenda dos Filhos”.

A Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, vai ser palco para dois concertos de entrada gratuita, ambos às 16h00. No dia 18 de janeiro realiza-se o Recital Clássico com a Orquestra Jovem Música para Todos, e, no dia 19 de janeiro, o concerto da Banda Filarmónica de Mira Sintra.

Durante o mês de janeiro a Biblioteca Municipal de Sintra promove o ateliê com base no conto “O Cato quer mimos”, para crianças maiores de 4 anos. Esta atividade realiza-se às terças e sextas-feiras em duas sessões diárias, às 10h30 e 14h30.

Inserido no Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Natação nas Escolas Públicas do Concelho de Sintra, a piscina do Complexo Desportivo Municipal de Ouressa recebe o “2.º Torneio de Natação”, no dia 18 de janeiro, entre as 14h30 e as 18h00.

A fase final do Campeonato Distrital de Basquetebol decorre de 16 a 19 de janeiro, no Complexo Desportivo Municipal João Carlos Cifuentes, em Monte Abraão, e irá consagrar a equipa campeã de Lisboa no escalão de sub18 masculino.