Nicoleta Sandulescu vence Prémio de Fotografia de Sintra 2021

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de câmara, a atribuição do 1º lugar do Prémio de Fotografia de Sintra 2021 a Nicoleta Sandulescu pelo conjunto de obras fotográficas “Casa Corpo I” e “Casa Corpo II”.

Além da atribuição do primeiro lugar a Nicoleta Sandulescu foi ainda atribuído a Pedro Miguel das Neves Madeira pelo conjunto de obras fotográficas “Um instante no tempo” e “Nas entre linhas” e a Luís Manuel Marques Espinheira pelo conjunto de obras fotográficas “Constelação Lincoln” e “Toxic” o 2º e 3º lugar, respetivamente.

O Prémio de Fotografia de Sintra, atribuído pela Câmara Municipal de Sintra, pretende reconhecer a importância da fotografia na cultura contemporânea como forma de criação plástica, de intervenção na realidade e testemunho, que lhe confere um estatuto único como documento cultural e social.

Foram também atribuídas menções honrosas aos seguintes autores, Ana Patrícia Quitério Simões pela obra fotográfica “Sombras II”; Carolina Inái Coelho Soares Gomes pela obras fotográfica “Fluência”; Carlos Apolo Martins pela obra fotográfica “Sapiens XXI”; Duarte Gersão Moreno Perry da Câmara pela obra fotográfica “Abrigo”; Fábio Miguel Lourenço Roque pela obra fotográfica “Sankofa # 2”; Gonçalo Cleto da Silva pela obra fotográfica “What is left from na empty home # 2”; João Coutinho pela obra fotográfica “O grito silencioso”; Maria Manuela Ribeiro Videira pela obra fotográfica “NRP”; Maria de Lurdes Cerqueira Gozalo e Silva pela obra fotográfica “Pesadelo II”; Pedro Luís Vieira de Castro Alves pela obra fotográfica “Doll”; Paulo Jorge da Costa Leitão pela obra fotográfica “Dureza de ser árvore” e Rafael Batista pela obra fotográfica “Namaz”.

Fizeram parte do júri Jorge Baptista em representação da Câmara Municipal de Sintra e os fotógrafos João Miguel Barros e Nuno Antunes. Os critérios de apreciação para a atribuição dos prémios foram, contemporaneidade, criatividade e originalidade autoral, tendo participado nesta edição, 44 autores com 68 fotografias.

Em data a anunciar será realizada uma cerimónia pública para a entrega de prémios e uma exposição com as obras fotográficas premiadas.