Filmes da 15.ª edição do LEFFEST em exibição em Sintra

“Red Rocket”, “Brother’s Keeper”, “Fumo Sagrado” e “The Miles Davis Story” são os filmes que o LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival irá apresentar no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 16 de novembro.

De manhã, pelas 11h00, será exibido o filme “Red Rocket”, de Sean Baker. Realizado em 2021, este filme encontra-se na Seleção Oficial – Em Competição do festival. Com um elenco em boa parte composto por não atores, o novo filme de Sean Baker, quatro anos após The Florida Project, volta a centrar-se em figuras das franjas da sociedade americana. Neste caso, uma estrela em declínio do cinema porno que regressa à sua cidade natal (Texas City) para pedir à ex-mulher que o acolha na sua casa por uns tempos.

Posteriormente, durante a tarde são apresentados os filmes “Brother’s Keeper”, “Fumo Sagrado” e “The Miles Davis Story”, pelas 15h00, 18h00 e 21h00, respetivamente. Produzido em 2021, “Brother’s Keeper” de Ferit Karahan insere-se no Seleção Oficial – Em Competição do Festival.

Num internato nas montanhas de Anatólia, professores turcos ensinam estudantes curdos das imediações, de acordo com regras muito restritas e rigorosa monitorização. Um dia, Memo, um rapaz de doze anos, pede ao amigo, Yusuf, para dormir na sua cama. Porém, este receia possíveis comentários negativos e recusa. Na manhã seguinte, Memo encontra-se doente e incapaz de assistir às aulas. À medida que se agrava o estado do rapaz, uma tempestade de neve assola o local e Yusuf é impedido de falar, a menos que lhe seja solicitado. É então que os eventos da noite anterior vão sendo, gradualmente, revelados.

“Fumo Sagrado”, filme de Jane Campion de 1999, integra as Homenagens e Retrospetivas à realizadora e argumentista durante esta edição do LEFFEST.

Ruth Barron (Kate Winslet), uma atraente australiana de um subúrbio a sul de Sydney, viaja com uma amiga para a Índia em busca de respostas e de “espiritualidade” e fica fascinada com esse “mundo novo”. Porém, preocupada com a “lavagem cerebral” da filha, a família contrata um detetive especialista em “resgatar” e “tirar” pessoas de cultos e seitas para lhes trazer a filha de volta. Ruth acaba por se deixar convencer e regressa à Austrália, onde a sua relação com o especialista se torna mais íntima numa cabana isolada no outback australiano.

Por último, será exibido “The Miles Davis Story”, com raras imagens sobre a vida do lendário músico de jazz. Este documentário, realizado em 2001 por Mike Dibb, insere-se nas Homenagens e Retrospetivas ao realizador.

Raras imagens de arquivo de entrevistas a Miles Davis são intercaladas com memórias e perspetivas íntimas da sua família, amigos e muitos dos grandes músicos que com ele tocaram. Partindo dos anos de formação numa família de classe média e da segregação racial vivida na cidade de East St. Louis, no Illinois, “The Miles Davis Story” explora a obra e o homem por detrás da figura pública, até aos seus últimos anos em turnê pelo mundo. O foco é, porém, colocado sobre o modo como o percurso de Davis se cruza com alguns dos maiores momentos da história do jazz desde os anos 40: desde a sua parceria com Charlie Parker e Dizzie Gillespie quando era um estudante em Juilliard, às gravações do influente Birth of the Cool (1949), as suas colaborações com Gil Evans, os seus quintetos históricos com John Coltrane (nos anos 50) e com Herbie Hancock e Wayne Shorter (nos anos 60), até ao desenvolvimento pioneiro do jazz fusion e do funk.

Na sua 15ª edição, que se realiza até 21 de novembro, o festival volta a reunir em Portugal o que de melhor se faz no mundo da 7ª arte.

 

Saiba mais AQUI.

Image
Image