JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 986

MASMO recebe apresentação de Lisboa Romana

O MASMO – Museu Arqueológico S. Miguel de Odrinhas recebe, no dia 11 de novembro pelas 18h00, a apresentação do livro “A MORFOLOGIA URBANA”, o terceiro volume da coleção “Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo.

No concelho de Sintra estão identificados 20 monumentos e sítios arqueológicos que constam da Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo. Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, “o nosso concelho é um lugar com uma imensa riqueza arqueológica, testemunho de como a nossa cultura é a fusão de diferentes origens e crenças dos povos e das comunidades. A tolerância para com o outro começa aqui, pela noção de memória coletiva, da prova de que a mistura dos nossos saberes e da nossa história une-nos mais do que nos afasta”.

Lisboa Romana é um projeto sobre a presença romana na AML - Área Metropolitana de Lisboa, que pretende ser uma referência no campo da investigação e conhecimento e promoção sobre o período que retrata.

Felicitas Iulia Olisipo era o nome atribuído pelo povo romano à zona que hoje representa a Área Metropolitana de Lisboa. Neste momento, encontram-se a decorrer várias escavações arqueológicas, que permitem ampliar o conhecimento sobre o funcionamento e a vida na antiga Felicitas Iulia Olisipo

Este projeto conta com a colaboração da Câmara Municipal de Sintra e envolve 20 outros municípios e outras entidades públicas e privadas, contando com o trabalho de 96 investigadores de 5 universidades.

Deste projeto nasce ainda uma plataforma online e uma aplicação móvel que permitirá aos utilizadores viajar no tempo e aceder a um mapa interativo com os percursos pelas regiões onde se desenvolve o projeto. Para potenciar esse conhecimento do ponto de vista científico e turístico, o projeto Lisboa Romana prevê a criação de uma rede local. A longo prazo, está planeada a criação de uma Rede Internacional que ligue as cidades com presença destes vestígios, em toda a extensão do antigo Império Romano, de Portugal a Israel.