Lançamento do Prémio de Investigação Camilo Castelo Branco
A Câmara Municipal de Sintra e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa promovem o novo Prémio de Investigação Camilo Castelo Branco, que pretende reconhecer e divulgar um trabalho de investigação inédito e de excelente qualidade que contribua para um melhor conhecimento do escritor. As candidaturas e entrega de trabalhos para o prémio decorrem até 30 de março de 2024.
O Prémio de Investigação Camilo Castelo Branco com uma periodicidade trienal, pode ser desenvolvido em qualquer área de investigação: estudos literários, história do livro, crítica textual, história, história cultural, história da arte, estudos de teatro ou ciências documentais.
Através da Cátedra Camilo Castelo Branco pretende-se a promoção de atividades de investigação, ensino e divulgação em torno da obra de Camilo Castelo Branco, centradas no importante fundo patrimonial camiliano da Câmara Municipal de Sintra, articuladas com outros fundos congéneres, nacionais e estrangeiros e onde existe um consolidado saber sobre a matéria, que se multiplica e difunde para as gerações vindouras.
A Cátedra irá atribuir ao vencedor um prémio de 5 mil euros e a publicação do seu trabalho de investigação, prevendo-se a entrega do prémio a 22 de novembro de 2024, em cerimónia pública.
A Cátedra Camilo Castelo Branco foi criada em 2021 ao abrigo de um contrato interadministrativo entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Câmara Municipal de Sintra no âmbito da classificação da Biblioteca Camiliana de Sintra como Bem Cultural de Interesse Público.
Para mais informações consultar o Regulamento do Prémio AQUI.