Jazz em Monserrate arranca com concertos ao pôr-do-sol de Eduardo Cardinho e André Rosinha

Estão de regresso ao Parque de Monserrate os dias de “Natureza e Jazz com os pés na relva” que arranca já nos próximos dias 6 e 7 de setembro, com concertos de Eduardo Cardinho e André Rosinha, e prolonga-se até ao final do mês, sempre às sextas e aos sábados.

Este ano, o público poderá assistir a oito concertos ao pôr-do-sol, a quatro concertos para famílias e a uma masterclasse gratuita; um programa repleto de novidades que vai, pela primeira vez, além-fronteiras, reunindo 55 artistas nacionais e internacionais, tanto jovens como consagrados.

O vibrafonista e compositor Eduardo Cardinho inaugura o palco do Jazz em Monserrate 2024 no dia 6 setembro, sexta-feira, às 19h00. Neste primeiro concerto ao pôr-do-sol, o jovem artista vem apresentar o seu mais recente projeto “Not Far From Paradise", para o qual convidou alguns dos melhores músicos da nova geração do jazz português: José Diogo Martins (teclados), João Mortágua (saxofone alto), Diogo Alexandre (bateria), Frederico Heliodoro (baixo elétrico) e Iúri Oliveira (percussões). Ao longo dos anos, Cardinho desenvolveu a sua própria voz no vibrafone, evidenciando grande criatividade, bem como abordagem rítmica e sonoridade únicas.

A programação de sábado, dia 7 de setembro, começa às 11h00, com a primeira sessão de “O que é jazz?”, a cargo da cantora e pedagoga Catarina dos Santos. O concerto pensado para as famílias propõe ao público mais jovem (e não só) que descubra este género musical através de uma viagem ao longo da sua história. Com a colaboração dos alunos de Jazz da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em cada sessão, o vasto repertório preparado pelos jovens músicos avançará um pouco no tempo e servirá para mostrar que o jazz é, afinal, uma música acessível e estimulante, recheada de interação e plena de possibilidades. No final de cada concerto, haverá uma jam session aberta a qualquer jovem estudante que já toque um pouco de jazz e que queira experimentar tocar com os alunos que se apresentam nesse dia.

Ao fim do dia, mais precisamente, às 19h00, há novo concerto ao pôr-do-sol, desta vez com André Rosinha, que atua em trio com João Paulo Esteves da Silva no piano e Marcos Cavaleiro na bateria. Juntos vão tocar temas do novo álbum “Triskel”, projeto que nasceu à volta do conceito do número 3, enquanto terceiro disco da autoria de André Rosinha, escrito com 33 anos, para utrio. A palavra escolhida, tríscelo, vem do grego e está ligada à ideia de ciclo, ação e progresso, ilustrando o percurso evolutivo que o grupo tem trilhado em busca de uma linguagem cada vez mais coesa e consolidada. As músicas são trabalhadas a nível composicional, preservando ainda o tão importante espaço para a improvisação livre, onde a melodia tem um papel central, com influências da música clássica e estética lírica do jazz europeu. O concerto de apresentação do programa do Jazz em Monserrate 2024, a cargo de Perico Sambeat, que esteve agendado para 8 de junho, masfoi cancelado devido a condições climatéricas adversas, terá lugar a 5 de setembro, às 19h00.

O prestigiado saxofonista espanhol, que já colaborou com alguns dos músicos mais relevantes da atualidade, dos quais se destacam Dave Douglas, Ron Carter, Michael Brecker ou Bernardo Sassetti, estará acompanhado por um trio de músicos portugueses (João Pedro Coelho - piano, Romeu Tristão - contrabaixo e Bruno Pedroso - bateria). Com eles, irá explorar música integralmente da sua autoria, dando-lhe uma nova vida e brindando o público com um som que equilibra perfeitamente energia e clareza melódica.

Nesta terceira edição, o Jazz em Monserrate tem nova direção artística de Inês Laginha, compositora e docente na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, e, desde o final de 2017, diretora artística da Casa Bernardo Sassetti. Com as linhas programáticas adotadas, o festival ambiciona envolver toda a comunidade – público, estudantes e profissionais do jazz –, apresentando-se como ponto de encontro de culturas, de gerações e de experiências, que são reflexo, quer da fusão de estilos arquitetónicos do palácio que preside ao grande relvado, quer do exótico jardim que acolhe esta experiência.

Por outro lado, o evento que, desde 2022, tem percorrido as diversas correntes do jazz português contemporâneo e dialogado com outras artes como o cinema e a spoken word, convida o público a usufruir de um dos mais belos locais de contemplação do mundo, deixando-se deslumbrar pela emoção que só a música pode proporcionar e juntando-lhe a atmosfera descontraída e o contacto com a natureza para gerar memórias únicas, singulares e coletivas.

Os bilhetes para os concertos ao pôr-do-sol, ou seja, com início às 19h00, custam 15€ e já estão à venda no site oficial do evento www.jazzemmonserrate.pt. Os portadores destes ingressos terão acesso ao transporte gratuito que será assegurado pela Scotturb nos dias do festival.

Nos dias dos concertos ao pôr-do-sol, às 17h00, será possível fazer uma visita guiada ao Parque e Palácio de Monserrate, mediante compra do respetivo bilhete online no site da Parques de Sintra.

O acesso aos concertos “O que é jazz?” é gratuito, mas requer a aquisição de bilhete de entrada no Parque e Palácio de Monserrate.

O Jazz em Monserrate é promovido pela Parques de Sintra, tem como mecenas o BPI e a Fundação “la Caixa” e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Smooth FM é a rádio oficial do festival.

Mais informações e aquisição de bilhetes em www.jazzemmonserrate.pt

Imagem : DR_ ©PSML@AltelierObscura