Jardins da Quinta da Regaleira entre os mais notáveis do mundo
Os jardins da Quinta da Regaleira constam da lista dos 250 jardins mais notáveis do mundo, apresentados no livro “The Gardener's Garden”, numa edição da britânica Phaidon Press dedicada ao universo dos jardins.
Os jardins da Quinta da Regaleira idealizados pelo arquiteto e cenógrafo italiano Luigi Manini, exibem uma cenografia ligada ao romantismo e influenciada pela corrente naturalista, cujo principal fundamento é a Natureza enquanto símbolo máximo da perfeição. Os idílicos jardins, construídos sobre socalcos, são compostos por uma mistura de plantas e árvores oriundas de várias partes do globo e vegetação autóctone sendo em algumas zonas interligados por áreas de passagem e de paragem que remetem para o conceito tradicional de jardim de estar.
A Quinta da Regaleira foi mandada construir por um português de grande fortuna, nascido no Rio de Janeiro, António Augusto Carvalho Monteiro (1848 –1920), entre a última década do século XX até à revolução republicana de 1910. É constituída por um Palácio, uma Capela e jardins com grutas, poços e galerias subterrâneas.
O Parque de Serralves, no Porto, o jardim do Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa, a Quinta do Palheiro, no Funchal e o Parque Terra Nostra, nas Furnas são os outros quatro jardins portugueses incluídos no livro “The Gardener´s Garden” e no qual constam também oTaj Mahal, na Índia, os Kew Gardens, em Inglaterra, os jardins de Versalhes, em França, jardins do Alhambra, em Espanha, a High Line de Nova Iorque, nos EUA e ainda o sítio de Roberto Burle Marx, no Brasil, entre outros.