Inauguração do Órgão histórico da Igreja de São Martinho
A Unidade Pastoral de Sintra leva a cabo o concerto de inauguração, hoje, 4 de dezembro pelas 18h00, do Órgão de Tubos da Igreja Paroquial da Freguesia de S. Martinho, após a sua recuperação.
A Câmara Municipal de Sintra, consciente da importância deste espólio e o seu carácter histórico, apoiou a recuperação deste órgão de tubos com o valor de 10 mil euros, pela importância histórica e artística que o instrumento representa para o Concelho.
A cerimónia inaugural vai contar com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e do organista António Esteireiro, músico convidado para a sessão de inauguração.
Datado de 1776, século XVIII, este Órgão histórico é um exemplar raro da organaria portuguesa e o único classificado a nível nacional que se encontra completo. Este instrumento é o mais antigo que se conhece assinado pelo mestre organeiro português, Joaquim Peres Fontanes, responsável pela construção de inúmeros outros exemplares no país. Por deter estas características foi classificado como bem de interesse público em 2004, sendo considerado um instrumento importante para o estudo da organaria da época.
O restauro deste relevante instrumento foi realizado pela Oficina e Escola de Organaria e dirigido pelo Mestre Organeiro Pedro Guimarães. O restauro da policromia da caixa do órgão foi executado pela licenciada em Conservação e Restauro, Dores Macias.
O órgão é o instrumento musical mais complexo que existe, tendo sido utilizado em contextos muito diversificados, como o acompanhamento de celebrações litúrgicas, cenas operáticas na própria igreja, combinado com a orquestra ou em cerimónias de corte. Uma das características que distingue este instrumento é o fato de cada exemplar ser uma peça única.
A Igreja Paroquial de São Martinho de Sintra, lugar onde poderá encontrar este órgão, foi fundada entre os anos de 1147 e 1154, pelo Rei D. Afonso Henriques, e detém um pequeno museu instalado numa das suas salas onde poderá visitar o espólio da referida igreja.