Festival Romano no Museu de São Miguel de Odrinhas

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas recebe no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de setembro o Festival Romano IN VINO VERITAS, com entrada gratuita.

O principal homenageado deste festival será Baco, deus do vinho, que segundo a mitologia grega teria ensinado a humanidade a extrair o sumo da uva.

Durante o festival será realizado um animado Cortejo Báquico e uma cerimónia de oferendas a este deus. De forma a acompanhar estas festividades sacras, será recriado um mercado de época com a presença de artesãos, mercadores, músicos, dançarinos, histriões, acrobatas e outras personagens que nos irão remeter para o quotidiano dos campos olisiponenses. Nas tabernae será possível apreciar a fabulosa gastronomia romana!

Propõe-se assim uma viagem até aos primeiros séculos da nossa Era, quando o território que hoje é Sintra formava parte integrante do Império Romano, em concreto dos campos de Felicitas Iulia Olisipo (atual Lisboa). A testemunhar este passado longínquo subsistem as ruínas da villa romana de São Miguel de Odrinhas, e a própria colecção do museu, que poderá ser visitada durante o horário do festival.

A organização é da Câmara Municipal de Sintra, a produção está a cargo da Câmara dos Ofícios e conta com a participação da Associação Clenardus – promoção e ensino de línguas clássicas, Centro de Arqueologia de Lisboa, Museu de Lisboa -Teatro Romano, Museu Municipal de Arqueologia da Amadora, Ruinas Romanas de Troia e UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

Consulte o programa completo AQUI

Horário: