Festival de Estátuas Vivas e Festa em Honra de Nossa Senhora da Praia em destaque este fim de semana

Pelo sétimo ano consecutivo a Câmara Municipal de Sintra promove o “Festival de Estátuas Vivas” que vai levar artistas de rua a realizar performances de imobilidade expressiva entre o Centro Histórico de Sintra e o MU.SA- Museu das Artes de Sintra, nos dias 24 e 25 de agosto, das 15h00 às 19h00.

O público vai cruzar-se com uma espécie de galeria de arte ao ar livre, onde se encontram artistas conceituados, desta arte urbana, premiados quer no panorama nacional quer internacional, apresentarão figuras da cultura e história desta Vila Património da Humanidade, mas também figuras de tradição popular e do dia-a-dia.

A Praia das Maçãs recebe a Festa em Honra de Nossa Senhora da Praia, até dia 25 agosto. Os festejos são junto à capela, num local único com vista sobre o oceano, e onde poderá encontrar carrinhas de street food, bar de vinhos, bar de cocktails, artesanato, gelados, doces regionais, quermesse, tômbola de vinhos, carrossel, parede de escalada, slide e muita música.

No dia 25, a partir das 16h00, na pequena Capela da Praia das Maçãs terá lugar a missa, seguindo-se a procissão aberta por elementos a cavalo da Guarda Nacional Republicana e acompanhada pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Beloura Tennis Academy, em Sintra, acolhe até dia 25 de agosto, o Torneio Internacional de Ténis - BTA Futures Sintra, que engloba um conjunto de cinco torneios internacionais de ténis, compostos por dois torneios BTA Futures - sénior, dois torneios Wild Card - sénior e um Tennis Europe Junior.

Até dia 31 de agosto, o relvado do Parque de Monserrate é palco para o ciclo de cinema “Esplendor na Relva”, sob o tema “Os Heróis”, às sextas, sábados e domingos. No dia 23 de agosto será projetado o filme “Os Salteadores da Arca Perdida” e, no dia 24 de agosto, é possível assistir ao filme “Tubarão”, ambos às 21h30. No dia 25 de agosto, e a pensar nos mais novos, será exibido o filme “Zarafa”, às 16h00, e pelas 21h30 o filme “Superman – o filme”.

O espetáculo “Nocturnus” está em cena na Quinta da Regaleira, até dia 7 de setembro, às sextas e sábados, pelas 23h59. “Nocturnus” é uma criação original que pretende explorar e fundir o universo literário de Edgar Allan Poe, com o cenário esotérico de Sintra.

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra tem patente a exposição “O Espaço ilimitado da pintura” obras da coleção de Nadir Afonso, que se insere nas comemorações do centenário do nascimento do pintor, datado de 4 dezembro de 1920. Grande parte das obras expostas são da coleção de Laura Afonso, viúva do pintor, e da Fundação Nadir Afonso.

“Agricultores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região de Sintra” é a mostra que está patente no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, onde se reúnem mais de 500 objetos que testemunham a densa ocupação humana de Sintra durante a Pré-história recente, ou seja, desde meados do 6.º milénio (Neolítico antigo) até finais do 3.º milénio A.C. (Calcolítico final).