Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde em São João das Lampas

Entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, decorrem as Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde, em São João das Lampas, este ano o programa apresenta bailes, teatros, fados, artistas conceituados, bandas filarmónicas, espetáculos de variedades, ranchos folclóricos, entre outras atividades com entrada livre.

As festas realizam-se no Largo de São João das Lampas, um amplo relvado que recebe os espaços de divertimentos, bancas de restauração, vendedores ambulantes e artesãos. Entre o largo e a Igreja Paroquial, existe o Coreto, cujo piso é a tradicional calçada portuguesa, espaço privilegiado para a parte cultural das festas, como os concertos, os bailes tradicionais, os teatros e outras atividades, abaixo pode consultar o programa completo.

As comemorações são organizadas pela Paróquia de São João das Lampas, cumprindo a tradição secular, segundo os registos existentes no arquivo do Patriarcado de Lisboa o culto a Nossa Senhora da Saúde na Paróquia de São João das Lampas é o segundo mais antigo, remontando ao século XVI. Sendo esta a maior paróquia do Patriarcado de Lisboa em extensão geográfica, cerca de 57.294 km quadrados, composta por 43 localidades.