Feira Quinhentista - Sintra, 17 a 20 de julho 2014
No âmbito da reforma dos forais promovida por D. Manuel I, o Venturoso, Sintra recebe nova carta de foral em 1514, comemorando este ano os 500 anos do foral novo.
No panorama das cidades e vilas do Portugal de então, Sintra surge em lugar de destaque, prova disso é a fixação da corte de D. Manuel em diferentes épocas do seu reinado. Aqui procurava o rei os bons ares e a frescura da serra para seu desenfado e práticas venatórias.
Devido à presença da numerosa e exótica corte, D. Manuel manda realizar grandes obras nos seus paços de Sintra, não só adaptando e construindo novas alas - Sala dos Brasões e ala manuelina, mas também decorando o seu interior com os famosos azulejos hispano-árabes que ainda hoje são um dos ex libris do Palácio Nacional de Sintra.
Estes paços então remodelados recebem uma corte numerosa e culta de pintores, escritores e poetas, embaixadores, atores, escultores, marinheiros, etc.
A Feira Quinhentista pretende divulgar o património existente e simultaneamente enquadrar os visitantes num dos períodos mais exuberantes da nossa história. Contará com a participação e recriação de oficios da época, mercadores de outras paragens, tascas e tavernas com muitos folguedos de dança, música, poesia, saltimbancos, teatro, oficinas para os infantes, etc.
Horário:
17 e 18 de julho - das 17.00h às 24.00h
19 e 20 de julho - das 13.00h às 24.00h
Organização: Câmara dos Ofícios, lda.
Apoio: Câmara Municipal de Sintra
Candidaturas até 6 de junho
Informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.