Feira do Ambiente e Sustentabilidade em destaque este fim de semana em Sintra

Feira de ambiente e sustentabilidade, teatro, clube de leitura, concertos e exposições esperam por si este fim de semana, em Sintra, num programa promovido pela Câmara Municipal de Sintra.

Na sexta-feira, dia 7 de junho, pelas 18h00, o Clube de Leitura do Museu Ferreira de Castro, vai debater o livro “Coração Doce”, de Leila Slimani.

A Câmara Municipal de Sintra e o SMAS Sintra organizam a 6ª edição da SintrAmbiente – Feira do Ambiente e Sustentabilidade, na Quinta da Ribafria, com entrada gratuita. No fim de semana, 8 e 9 de junho, a SintrAmbiente abre a porta a todos, onde poderá participar em jogos, peddy paper, ateliês, visitas guiadas, espetáculos musicais, entre outros.

O MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas vai acolher o “Circuito Xadrez no Museu 2024” no dia 8 de junho, das 10h00 às 18h00, organizado pela Academia de Xadrez de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Academia tem como objetivo a promoção, o ensino e a prática do xadrez, e o evento terá duas vertentes, uma formativa e outra competitiva.

Também no sábado, pelas 14h00, a Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, vai exibir um filme da responsabilidade da Fundação Aga Khan.

A Escola Artística de Música do Conservatório Nacional celebra os 20 anos do seu Atelier Musical com espetáculos no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 8, pelas 18h00, e dia 9 de junho, pelas 16h00.  No dia 8 de junho, o espetáculo é composto por coro e orquestra e com dois momentos musicais “20 anos é pouco tempo” e a Ópera Infantil “Brundibar”. O dia 9 dará lugar ás atuações do coro Compasso e do Atelier de Ópera.

No dia 10 de junho, Dia de Portugal, o Centro Cultural Olga Cadaval recebe a estreia da ópera "O Último Canto – Camões e o Destino" que assinala os 500 anos de Luís Vaz de Camões, no dia 10 de junho, pelas 17h00. Trata-se de um espetáculo de teatro musical que honra a vasta produção artística que ao longo dos anos tem procurado inspiração no grande poeta da cultura portuguesa, Luís Vaz de Camões.

Aproveite para conhecer as exposições “Carlos Granja, um fotografo sintrense do 25 de Abril” e “O cartaz gráfico e o 25 de Abril”, dedicadas aos 50 anos do 25 de Abril, e “Fragmentos e Conexões Inesperadas”, ambas em exibição até 9 de junho no MU.SA – Museu das Artes de Sintra.

Ainda como parte das celebrações dos 50 anos de liberdade, a Casa da Cultura Lívio de Morais tem patente a exposição “A Municipalidade Sintrense e a Liberdade 1974-1976”, para ver até 30 de junho. Já na Avenida Heliodoro Salgado, em Sintra, poderá encontrar a exposição de fotografia “O primeiro 1º de maio com gosto a liberdade” de Carlos Granja, até 31 de agosto.

Pode também descobrir a exposição de brinquedos “Memórias de Infância” na Casa da Cultura Lívio de Morais, patente até 31 de julho. Esta exposição, fruto de uma colaboração com o Museu do Brinquedo de Seia, apresenta brinquedos do seu acervo, da qual constam exemplares que permitem aos mais novos a descoberta de diferenças sobre o brincar de hoje e de ontem, e aos maiores de idade, desfiar memórias das suas brincadeiras.