CANCELADO - Estreia da Orquestra Municipal de Sintra no Centro Olga Cadaval

Foi CANCELADO o concerto de apresentação da Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II (OMS) no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 18 de outubro.

No concerto de estreia, a Orquestra Municipal de Sintra irá tocar a Sinfonia n.º 5 de Beethoven, compositor que será celebrado ao longo de toda a temporada em alusão ao 250.º aniversário do seu nascimento, celebrado em 2020. Neste concerto serão ainda interpretadas obras e compositores, de alguma forma relacionados com Sintra, tais como António Leal Moreira, Luciano Xavier dos Santos e Pedro Rumi.
 
A criação da Orquestra Municipal de Sintra, foi aprovada pelo executivo camarário em maio deste ano e proporcionará uma oferta musical, com caráter regular, no concelho, ficando sediada no Centro Cultural Olga Cadaval.
 
Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “a constituição desta orquestra segue a estratégia no plano musical que se tem desenvolvido no concelho ao longo dos anos, com a programação de festivais, temporadas e concertos realizados nas várias freguesias do município”.
 
Pretende-se, além de colmatar uma lacuna nesta área no concelho, trazer algo de novo no panorama orquestral português, através dos programas que se tenciona apresentar.
 
A Orquestra Municipal de Sintra, composta por 40 elementos fixos, tem como maestro titular Cesário Costa, que também assume a direção artística do projeto e nesta primeira temporada tem já programados 22 concertos no concelho.
 
A orquestra tenciona também assumir um papel formativo e pedagógico nas camadas mais jovens da população, em especial nos jovens músicos sintrenses, que terão a oportunidade de participar e integrar a orquestra em programas específicos, usufruindo assim de uma experiência profissional ao lado dos melhores músicos nacionais.
 
Trata-se de um inovador projeto cultural, numa ótica de oferta musical regular de grande qualidade e é promovido pela Câmara Municipal de Sintra.
 
No dia 26 de outubro, às 21h30, o auditório da Junta de Freguesia de Casal de Cambra recebe o segundo concerto da Orquestra Municipal de Sintra, também com entrada gratuita.

 


 

Consulte o programa:

18 de outubro – Centro Cultural Olga Cadaval

26 de outubro – Auditório da Junta de Freguesia de Casal de Cambra

Image