Autarquia promove a tradicional Feira das Mercês

A Câmara Municipal de Sintra vai realizar uma das feiras mais emblemáticas do concelho, a tradicional Feira das Mercês, nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de outubro, com animação etnográfica saloia, espaços de restauração, bancas de artesanato, área infantil e espetáculos de palco.

Com início provável no último quartel do séc. XVIII, a Feira das Mercês tornou-se a bolsa agrícola da região saloia, pois era o local onde se fixavam os preços dos cereais, dos legumes e de outros bens de primeira necessidade.

Tradicionalmente, a população, não só da região saloia como também de Lisboa, vinha a esta feira comprar os bens necessários para as suas habitações e participar na festa religiosa de Nossa Sra. das Mercês, que continua a ser um marco desta edição.

A gastronomia esteve desde sempre associada a esta feira, onde era provada a primeira água-pé do ano, comia-se a pera parda cozida após uma refeição de Carne às Mercês ou de Leitão de Negrais, iguarias que poderá saborear ao longo do evento.

Neste âmbito, no dia 20 de outubro, das 15h00 às 19h00, a autarquia promove a I Mostra Etnográfica da Feira das Mercês, com a participação de grupos folclóricos do concelho, que para além da dança, apresentarão os diferentes aspetos que caracterizam a etnografia saloia.

Para os mais novos vão existir carrocéis, jogos tradicionais e outros mais radicais. Durante a tarde de sábado, dia 19 haverá o teatro “D. Roberto”. No final da tarde de sábado, dia 26, será apresentado o projeto “Mini Saloios”.

Artistas da música popular portuguesa, Canta Brasil, Clemente, Micaela ou Maxi vão animar as noites de sextas e sábados.

A animação da Feira das Mercês fica a cargo da Câmara dos Ofícios, e é uma organização da Câmara Municipal de Sintra em parceria com a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e da Junta de Freguesia de Rio de Mouro.

Confira o programa: