Espontâneo e Periferias em destaque este fim de semana

Este fim de semana Sintra oferece-lhe um vasto programa cultural, com destaque para o regresso de um dos maiores festivais de teatro de improviso internacional – Espontâneo e para a realização da 9.ª edição do Festival Periferias.

O Festival Internacional de Teatro de Improviso – Espontâneo, o único festival em Portugal dedicado em exclusivo à arte da improvisação teatral, traz o melhor do teatro de improviso aos palcos do Centro Cultural Olga Cadaval, de 27 de fevereiro a 1 de março.  Ao longo de quatro dias, serão levados a cena espetáculos únicos, criados no momento, por algumas das melhores companhias de improvisação do mundo.

Já de 27 de fevereiro e até 15 de março, o Periferias regressa a Sintra com vários talentos nacionais e internacionais e um programa diversificado, com vários momentos de teatro, música, dança, exposições, oficinas inclusivas, feira do livro, entre outros. Esta edição do festival, que promove a união lusófona e a descentralização, acontece em oito lugares diferentes do concelho de Sintra.

A Casa dos Hipopómatos recebe os escritores Rui Zink e Paula Delecave para a apresentação do seu livro recentemente editado “O Avô Tem Uma Borracha na Cabeça”, no dia 29 de fevereiro pelas 16h00.

Com entrada livre e inserida no projeto “À volta de Camilo”, a Biblioteca Municipal de Sintra tem em exibição a exposição “Amor de Perdição” até dia 31 de março. Enquanto que a Galeria Municipal – Casa Mantero acolhe a exposição de pintura de Jaime Ferreira.

Até dia 29 de março visite a exposição de Lívio de Morais “Pensadores / Construtores da História”, na Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra. Esta exposição documental reúne e homenageia verdadeiros génios pensadores que se expressaram de diversos modos, ao longo da história.

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra tem patente as exposições “Património da Humanidade do Japão” de Kazuyoshi Miyoshi, até 1 de março, “Leal da Câmara Revisitado (1876-1948)” até dia 3 de maio, e as exposições alusivas aos concursos “XV Edição do Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II”, até dia 23 de fevereiro, e, até 29 de março, a “V Edição do prémio de Fotografia de Sintra”. Da pré-atualidade à Idade Média: as tradições ancestrais e os seus derradeiros séculos” é a mostra que poderá visitar no Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas. Todas as exposições são de entrada gratuita.

No desporto destaca-se a terceira prova da temporada de 2019/2020 do Troféu Sintra a Correr | Algueirão-Mem Martins a Caminhar e a Correr que acontece já no dia 1 de março, a partir das 9h00.