Esboços de Anjos Teixeira em exposição em Sintra

BANNER EXPO A TEIXEIRA

A Câmara Municipal de Sintra apresenta uma exposição de esboços dos escultores Artur Gaspar dos Anjos Teixeira e, do seu filho, Pedro Augusto dos Anjos Teixeira “Os Lápis de Artur e Pedro Anjos Teixeira- Estudos e esboços de dois escultores” que decorre nos claustros do edifício dos Paços do Concelho, entre 2 de outubro e 30 de novembro.

A exposição é retirada dos Acervos documentais do Museu Municipal Anjos Teixeira, numa intenção de valorizar, relembrar e dar a conhecer a riqueza patrimonial sintrense.

Esta exposição é desenvolvida a partir dos estudos e esboços dos escultores Artur Gaspar dos Anjos Teixeira e, do seu filho, Pedro Augusto dos Anjos Teixeira, e ilustram a pureza, a elegância e a força dramática da obra destes dois artistas, realçando as exímias representações naturalistas e realistas que definiram os percursos dos dois escultores que marcaram – ainda que de modo distinto – a escultura portuguesa do século XX.

Por outro lado procura, através da chamada de atenção para a valência de pesquisa e da preocupação temática destes dois artistas plásticos, uma reflexão sobre os pormenores, os conjuntos e as abrangências figurativas desenhadas na rapidez desenfreada do risco ou na suavidade do afagado traço sombreado.

claustros

Paços do Concelho