Em junho os Museus de Sintra trazem-lhe novas atividades

A Câmara Municipal de Sintra promove, em junho, nos seus Museus Municipais um programa pensado para todas as idades, com especial destaque para os mais novos e para as celebrações do Dia Mundial da Criança.

Assim, neste mês de junho, os museus convidam-no a conhecer novas exposições, participar em visitas guiadas por locais históricos ou assistir a debates.

A participação nas atividades dos Museus Municipais é gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.

A Câmara Municipal de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais, ao longo de todo o ano. Excetuam-se neste caso algumas atividades calendarizadas.

PROGRAMA DO MÊS DE JUNHO

CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara

Exposição Temporária: Leal da Câmara Professor: Trabalhos de Alunas (Trajes)
Até 31 de dezembro
Da faceta de professor de Leal da Câmara incluem-se várias conceções estilísticas de trajos epocais, sobretudo femininos, para além de rendas, blusas, chapéus e vestidos, que ainda integram os fundos do museu Casa-Museu e que se mostram ao público nesta exposição.
Destinatários: Público em geral.

MUSA - Museu das Artes de Sintra

Exposições temporárias: “Dreamers”, “Between the lights” e “Enárgeia”
2 de junho a 16 de julho

MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

Visita-descoberta “Romano por um dia”
3 de junho | 16h00 – Famílias com crianças dos 4 aos 8 anos
16 de junho | 10h00-12h00 e 14h00-16h00 - Comunidade educativa com crianças dos 4 aos 8 anos (a confirmar)
Comemoração do Dia Mundial da Criança
Através da participação em antigas brincadeiras, pretende.se encontrar semelhanças e diferenças entre o presente e o passado. A partir de uma visita às ruínas da Villa romana de São Miguel de Odrinhas, as crianças vão aprender como se vivia a infância na época romana. Brincar com os mesmos jogos das crianças romanas – pião, ossinhos, nozes, saltar à corda, berlinde, cabra-cega – vestir uma túnica e usar ao pescoço uma bula, serão as atividades propostas.

Visita guiada ao Monumento Megalítico da Barreira
17 de junho | 10h30-12h30 (a confirmar)
Atividades inserida nas Jornadas Europeias de Arqueologia
A caminhada terá início no adro do Museu e passará pela aldeia saloia do Funchal, onde serão destacados os sítios arqueológicos deste tão interessante local. Seguir-se-á a visita ao Monumento Megalítico da Barreira – único na área metropolitana de Lisboa –, e terminará nas ruínas da antiga villa romana de São Miguel de Odrinhas.
Destinatários: Público em geral

Visita guiada à Ermida de São Mamede de Janas, incluindo a respetiva cripta arqueológica musealizada
17 de junho | 15h00-16h00 (a confirmar)
A Ermida de São Mamede de Janas, com a sua original planta circular, foi edificada em meados do século XVI sobre as ruínas de dois templos cristãos anteriores, identificados na escavação arqueológica realizada no local nos finais da década de 1980. A escavação da ermida de Janas permitiu identificar duas grandes fases de necrópole. Sepulturas medievais encontram-se hoje musealizados na cripta da desta ermida
Destinatários: Público em geral

Conferência sobre os mais recentes trabalhos efetuados no sítio arqueológico de Armés
24 de junho | 16h00-18h00
Serão apresentados os resultados da recente intervenção arqueológica preventiva efetuada em Armés, Terrugem. Será antecedida de uma apresentação deste importante sítio arqueológico com base nos materiais em reserva no MASMO, que permitirá compreender a sua contextualização no âmbito da ocupação romana do território administrado pela cidade de Olisipo, atual Lisboa. Esta iniciativa enquadra-se na estratégia da autarquia de divulgação do seu património arqueológico, no âmbito do ciclo temático “Sintra Arqueológica” e realizar-se-á no auditório do museu.

Famílias no Museu: Oficina Educativa “Um voto ao Sol Eterno
24 de junho | 10h30
Após a exploração de alguns dos monumentos expostos no Museu, com inscrições latinas de índole funerária e religiosa, será realizada uma viagem às regras da escrita da Antiguidade Clássica, através da elaboração de uma inscrição em Latim - um voto ao deus Sol com um pedido de saúde para si e para a sua família, respeitando o modo como então se desenhavam as letras. No final, todos vão compreender a semelhança entre o português e a língua mãe, o Latim.
Destinatários: Famílias com crianças dos 10 aos 16 anos.
Acesso: 4,00 €, mediante marcação prévia.

MHNS - Museu de História Natural de Sintra

Solstício de Verão
21 de junho | das 18h00 às 24h00 (a confirmar)
Planetário e Observação diurna e noturna através de telescópio. Em parceria com o Museu da Água e dos Resíduos dos SMAS e o Grupo de Astronomia Amadora O. Colares.

O Museu é Meu
24 de junho
Exibição do vídeo, criado por Albert Barillé: Era uma vez… o Homem - “O Homem de Cro-magnon”
Destinatários: Famílias e público em geral

MFC - Museu Ferreira de Castro

Clube de Leitura: “A Ruiva”, de Fialho de Almeida
2 de junho, 18h00
Neste livro de Fialho de Almeida “testemunhamos a visceralidade e nudez do primeiro corpo que este médico analisou literalmente: a Ruiva, que acaba por nos fornecer o conhecimento do nosso próprio corpo.