“Ecos da Cidade dos Mortos” em exibição no MASMO

A Câmara Municipal de Sintra recebe no MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas a exibição do documentário “Ecos da Cidade dos Mortos”, nos dias 1 e 20 de outubro.

A apresentação do documentário no dia 1 de outubro será pelas 17h00, e é dirigida à comunidade em geral. Por sua vez, no dia 20 de outubro a sessão é destinada à comunidade escolar, nomeadamente 3.º ciclo e secundário, com três sessões que acontecem às 10h00, 14h00 e 16h00.

A participação na iniciativa é gratuita, mas carece de inscrição prévia uma vez que os lugares são limitados, através do contacto telefónico 219238608 ou por email.

Da autoria de Raul Losada, “Ecos da Cidade dos Mortos” foi produzido pela ERA Arqueologia, para a Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do projeto Lisboa Romana.

Este documentário dará a conhecer mais de um século de descobertas arqueológicas na grande necrópole de Olisipo (atual Lisboa) desde o primeiro achado preservado por José Valentim de Freitas, em meados de 1850, até às descobertas realizadas pelas obras do metro em 1960, ou durante a construção do parque de estacionamento da Praça da Figueira, em 1999.

O documentário apresenta, ainda, a primeira imagem de recriação arqueológica virtual 3D da necrópole romana, com animações que ajudam a viajar até ao tempo da antiga Olisipo.

“Ecos da Cidade dos Mortos” é o relato dos homens e mulheres que viveram e trabalharam em Olisipo, durante cerca de dois milénios, sobre as suas formas de estar, tradições e crenças.

Após a sua exibição será realizada uma conversa com a equipa de arqueologia do MASMO, seguida de uma visita guiada à coleção romana patente neste equipamento museológico.