Dia da Mulher assinalado em Sintra

Angelo-no-Parque-da-Liberda

A Câmara Municipal de Sintra vai assinalar o Dia Internacional da Mulher, com a colocação de uma escultura da autoria da artista Linda de Souza em homenagem a Carolina Beatriz Ângelo, a primeira mulher a votar em Portugal, no dia 8 de março, às 11h00, no Parque da Liberdade, na Volta do Duche, em Sintra.

A escultura pretende assinalar a importância determinante das mulheres para o desenvolvimento das sociedades. Uma obra, em pedra e ferro, de 2,50 metros de altura, executada no Centro Internacional de Escultura, sediado no concelho de Sintra.

Foi doada pela escultora à Câmara Municipal de Sintra e evoca uma mulher marcante na história portuguesa. Médica, republicana e feminista, Carolina Beatriz Ângelo nasceu em 1877.

Votou em Lisboa, a 28 de Maio de 1911, para eleição dos deputados da Assembleia Constituinte, ato amplamente noticiado em Portugal e felicitado em diversos países do mundo pelas associações feministas.