“Das Trincheiras ao Hospital, Portugal, Saúde e Grande Guerra” no Museu S. João de Deus

O Museu S. João de Deus da Casa de Saúde do Telhal dá a conhecer ao público, até dia 30 de abril, a exposição “Das Trincheiras ao Hospital, Portugal, Saúde e Grande Guerra”, uma mostra que dá lugar à temática da 1ª Guerra Mundial e as suas consequências na saúde.

A participação portuguesa na Grande Guerra teve consequências políticas, económicas e sociais que se sentiram nas décadas seguintes e que tiveram, também, impacto na área da saúde. Através da mobilização de mais de 100.000 homens, a jovem República Portuguesa(1910) esperava obter o reconhecimento internacional e, assim, proteger as colónias africanas dos interesses britânicos e alemães.

Apesar de parecer contraditório, a 1ª Guerra Mundial despoletou um conjunto de avanços técnicos e científicos na saúde. Mas esta guerra marcaria para sempre a vida de muitos homens, que regressaram com traumas físicos e psíquicos e que rapidamente caíram no esquecimento. Através de um conjunto de objetos, fotografias e vídeos, esta exposição relata o duplo impacto da Grande Guerra na saúde em Portugal.

Comissários: Helena da Silva e José Picas do Vale

 

Entrada livre

Visitas com marcação prévia (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) todos os dias das 9h00 às 17h00

Museu S. João de Deus

Estrada do Telhal n.º 55,

2725-588 Mem Martins