Conferência evocativa dos 50 Anos do Grande Incêndio na Serra de Sintra

Conferência Evocativa dos 50 Anos do Grande Incêndio na Serra de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra e a Reviver Mais promovem uma conferência evocativa dos 50 anos do Grande Incêndio na Serra de Sintra, no dia 22 de outubro, às 15h00, no Palácio Valenças, em Sintra.

"O Grande Incêndio de 1966 da Serra de Sintra: Relato de um Combatente" e "Defesa da Floresta Contra Incêndio" vão estar em debate nesta conferência.

Em Setembro de 1966, a serra de Sintra era motivo de notícia, nos jornais nacionais e estrangeiros. Não pela sumptuosidade do seu património histórico-natural, mas antes, devido à violência com que o fogo a devastava e às circunstâncias dramáticas em que haviam morrido, durante os trabalhos de extinção, 25 militares do Regimento de Artilharia Antiaérea Fixa - Queluz (RAAF). O fogo lavrou - com intensidade brutal - entre os dias 6 e 12 de Setembro.

As chamas irromperam na Quinta da Penha Longa, alastrando à Quinta de Vale Flor, Lagoa Azul e Capuchos. Em diversos momentos, a situação apresentou-se incontrolável, sendo favorecida por elevadas temperaturas e constantes mudanças de vento forte.