Concerto à luz das velas e outros grandes momentos no terceiro dia do Festival de Sintra

No dia 15 de junho, o 58.º Festival de Sintra apresenta um cartaz diversificado, com a exibição de filme e concertos especiais.

O Centro Cultural Olga Cadaval recebe, pelas 15h00, a exibição do filme "O Pianista" de Roman Polanski, com entrada gratuita.

“O Pianista”, vencedor de três óscares, acompanha a história verídica do pianista judeu polaco Wladyslaw Szpilman, que com a segunda guerra mundial assiste à derrocada do seu mundo, num arco intenso e marcado pela dor do holocausto. Recorrendo sobretudo à música de Chopin, “O Pianista” inclui algumas das cenas mais marcantes em que a música clássica ocupa o grande ecrã.

Mais tarde, pelas 19h00, também no Centro Cultural Olga Cadaval, o pianista ucraniano Roman Lopatynskyi irá interpretar, entre outras, as principais obras de Chopin que puderem ser ouvidas no filme “Um piano pela paz” é um concerto que será seguramente emotivo, sob os ecos da guerra, - a passada e a presente - o pianista propõe abrir o seu recital de estreia em Portugal com os Cinco Prelúdios de Lyatoshynskyi, autor maior da música ucraniana do século XX, compostos em plena guerra, quando a União Soviética se via a braços com o envolvimento no conflito, fruto da invasão da Alemanha Nazi.

Para encerrar o dia, a Igreja de Santa Maria, recebe, pelas 21h30, o concerto gratuito dos Officium Ensemble “Ad Tenebræ”. Este conceito exclusivo do Festival de Sintra propõe uma experiência transcendente a partir da polifonia vocal renascentista portuguesa. Num concerto que será exclusivamente iluminado por velas, a nave gótica da Igreja de Santa Maria irá escurecer gradualmente com o apagar de sucessivas velas, até que Audivi Vocem, de Duarte Lobo, será cantado na total escuridão.

O programa para este dia é ainda composto por uma caminhada-concerto, já esgotada, com Tomás Wallenstein, "Um piano a dar para o mar", pelas 11h30.

O Festival de Sintra, o mais antigo Festival do género a nível nacional, sob direção artística de Martim Sousa Tavares, é uma organização da Câmara Municipal de Sintra e tem lugar de 13 a 23 de junho em diversos locais do concelho.

Consulte o programa completo e mais informações em Festival de Sintra.