Colares recebe concertos do Festival de Sintra

O segundo dia do 58.º Festival de Sintra, dia 14 de junho, é marcado pelo concerto gratuito dos Ludovice Ensemble e pelo concerto do dueto Fran and Flora.

O concerto gratuito realiza-se, pelas 19h30, na Igreja Paroquial de Colares, onde os Ludovice Ensemble interpretarão “Maria Vergine al Calvario”. Especialmente criado para o Festival de Sintra, será ouvido em estreia moderna aquele que é o primeiro oratório escrito em Portugal.

O seu autor, Gaetano Maria Schiassi, natural de Bolonha, onde nasce em 1698, entra ao serviço da corte portuguesa na década de 1730, fazendo parte do esforço de italianização estética levado a cabo por D. João V, que durante o seu reinado atraiu para Portugal alguns dos principais artistas transalpinos do seu tempo, não só na música, mas também na pintura, escultura ou arquitetura. Um dos primeiros resultados deste novo emprego de Schiassi é precisamente o imponente oratório Maria Vergine al Calvario, para orquestra, coro e três solistas, datado de 1734 e agora redescoberto e transcrito por Fernando Miguel Jalôto.

Mais tarde, pelas 21h30, a Adega Regional de Colares é palco para o dueto Fran and Flora que apresentam “O canto do mundo”.

Este dueto apresenta a riqueza das tradições klezmer através dum formato único e de tocante beleza: a duas vozes, acompanhadas por um violino e um violoncelo e com ocasionais incursões eletrónicas, sempre numa atmosfera de profunda sensibilidade. Dedicadas com afinco ao estudo e assimilação das riquíssimas e seculares ramificações da música klezmer, que cantam e tocam nos mais diversos idiomas e estilos geográficos, Fran and Flora permitem ao público uma viagem no tempo e no espaço, indo das raízes sefarditas ibéricas às tradições yiddish do Leste europeu, numa sequência de canções que decerto irão tocar o coração do público.

O Festival de Sintra, o mais antigo Festival do género a nível nacional, sob direção artística de Martim Sousa Tavares, é uma organização da Câmara Municipal de Sintra e tem lugar de 13 a 23 de junho em diversos locais do concelho.

Consulte o programa completo e mais informações em Festival de Sintra.