Comemoração dos 500 anos do Foral Manuelino de Sintra no MU.SA

500-anos-foral

A Câmara Municipal de Sintra celebra o quinto centenário do Foral atribuído a Sintra pelo rei D. Manuel I, com um ciclo de conferências, no MU.SA. no proximo dia 29 de outubro, a partir das 09h30.

O Foral atribuído a Sintra pelo rei D. Manuel I foi uma atualização do foral outorgado por Dom Afonso Henriques a 9 de Janeiro de 1154. Trata-se de um documento fulcral na medida em que regulava a vida jurídica, administrativa, económica e social dos habitantes de Sintra no século XVI e seguintes.

Os forais medievais redigidos em latim e com um tipo de letra de árdua leitura revelavam-se de difícil interpretação pelos oficiais das Câmaras. Sob o reinado de D. Manuel I, com o objetivo de sistematizar a governação local, foi nomeada uma comissão para proceder à revisão e atualização dos forais que ficariam conhecidos como forais novos, ou leitura nova onde se adotou o tipo de letra designada por manuelina caligráfica.

Programa:

09h45 -  Sessão de abertura  com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e do vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Rui Pereira

10h15 -  Pedro Barbosa : «O foral afonsino de Sintra»

10h45 -  Carlos Margaça Veiga: «Os forais no contexto da política de D. Manuel I»

Moderação: Eugénio Montoio

11h30 -  Carlos Guardado da Silva: «Os forais manuelinos de Sintra e Colares»

12h00 -  Daniel Alves: «Sintra na época das reformas liberais: evolução concelhia e populacional (1820- 1855)

Moderação: Eugénio Montoio

12h30 -  Debate

14h30 -  Susana Tavares Pedro: «Observações sobre a escrita dos livros de registo dos Forais Novos»

15h00 -  José Manuel Vargas: «Os forais manuelinos: aspectos codicológicos e diplomáticos»

Moderação: Júlio Cardoso