Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 986

Ciclo de Conferências sobre Nadir Afonso

No âmbito da exposição “O Espaço Ilimitado da Pintura – Obras da Coleção Nadir Afonso”, a Câmara Municipal de Sintra organiza no próximo dia 18 de maio, às 17h00, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, a conferência “Atualidade de Nadir Afonso”, com entrada livre mediante marcação prévia.

Este evento integrado no ciclo de conferências sobre Nadir Afonso, de forma a refletir e debater sobre a vida e obra de um artista que veio a ser um dos grandes pintores portugueses do séc. XX e uma figura basilar do Modernismo em Portugal.

Diplomado em Arquitetura, Nadir Afonso, trabalhou com Le Corbusier em Paris e com Óscar Niemeyer no Brasil.

Autor de uma complexa teoria estética, publicou vários livros de ensaio onde defende que a arte é puramente objetiva e regida por leis matemáticas.

Na primeira metade da década de quarenta, esteve ligado à fundação do Grupo dos Independentes, no Porto, ao lado de Júlio Resende e Victor Palla, nesta altura elaborou as suas primeiras obras abstratas, cujo desenvolvimento foi reconhecido em Paris no ano de 1946. O Pintor foi acolhido pela geração da Abstração Geométrica, que se afirmava através da célebre Galeria Denise Renée.

Foi também em Paris que viria a ter a sua consagração na exposição internacional «Le Mouvement» comissariada por Pontus Hulton, em 1955.

Autor de uma obra vasta e variada, pioneira entre nós dos trilhos da abstração, Nadir Afonso deixou um legado extenso que tem merecido o maior reconhecimento internacional.

Consulte o programa da Conferência AQUI

Inscrição obrigatória em: