Candidaturas ao Prémio de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II abertas em setembro

A Câmara Municipal de Sintra promove a XIX edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II, com o objetivo de estimular, a criação artística inovadora e distinguir o trabalho de jovens artistas nas áreas da pintura e escultura. As candidaturas decorrem entre os dias 1 e 28 de setembro de 2023.

Esta iniciativa destina-se a artistas emergentes, nacionais e estrangeiros residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos. Cada participante deve apresentar um trabalho (ou um a cada disciplina) inédito e original, da sua exclusiva autoria e propriedade.

O júri será composto por 3 elementos, nomeadamente, por um representante da Câmara Municipal de Sintra, pelo artista visual Noé Sendas, na Categoria de Escultura, e pelo artista visual Paulo Damião, na Categoria de Pintura. A apreciação e seleção das obras apresentadas serão efetuadas no prazo máximo de quinze dias úteis a contar do termo do prazo para a receção das candidaturas.

Serão atribuídos três prémios monetários às obras que mais se destaquem pela sua qualidade artística, ela execução do domínio técnico e expressivo, bem como pela inovação formal, no contexto do panorama artístico atual. Aos vencedores será ainda dada a oportunidade de realizarem uma exposição individual em espaço municipal.

Prémios:

• Prémio de Pintura - D. Fernando II, correspondente ao valor de €4.000,00 (quatro mil euros);
  • Prémio de Escultura - D. Fernando II, correspondente ao valor €4.000,00 (quatro mil);
  • Prémio Revelação - D. Fernando II, correspondente ao valor €3.000,00 (três mil euros).

O formulário de candidatura, e as respetivas obras de arte, devem ser entregues até dia 28 de setembro, dirigidas à Câmara Municipal de Sintra/ MU.SA- Museu das Artes de Sintra, situado na Av. Heliodoro Salgado, Estefânia, 2710-505 Sintra ( no seguinte horário: terça-feira a sexta-feira – 10h00 /17h00; sábado e domingo (dias16, 17, 23 e 24 set) – 12h00/17h00).

Para complementar a inscrição, os participantes devem ainda enviar juntamente com o formulário:

• Cartão de Cidadão;
  • Cartão de Contribuinte;
  • Breve Currículo (máximo de meia página A4);
  • Ficha técnica das obras de arte, com indicação do título, dimensões, técnica, valor de venda e respetiva memória descritiva;
  • Fotografia da(s) obra(s) em suporte digital, formato jpeg, com máxima qualidade em 300 dpi mínimo de resolução, bem como indicação da ficha técnica correspondente;
  • Informação Titular dos Dados.

A entrega dos Prémios de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II e respetiva exposição, será realizada em cerimónia pública, em local e data a indicar oportunamente.

Consulte as condições para participação definidas no Regulamento e o Edital n.º 113/2023.

Formulário de candidaturas disponível AQUI.