Bibliotecas de Sintra promovem atividades gratuitas

A Câmara Municipal de Sintra promove, durante o mês de março, nas suas Bibliotecas Municipais a iniciativa “Conto/Ateliê” e outras atividades de promoção à leitura.

A iniciativa “conto/ateliê”, atividade habitual da programação das Bibliotecas Municipais de Sintra, marca a agenda com histórias e temas distintos.  A par desta atividade, no decorrer da Semana de Leitura e Comemoração do Dia da Rede Nacional de bibliotecas Públicas, celebrado a 11 de março, serão realizadas três ações distintas nas Bibliotecas.

De 7 a 12 de março, decorrem “Leituras às escuras” e “A Biblioteca é….”, destinadas à comunidade em geral.  Na primeira atividade, o leitor é desafiado a levar um livro embrulhado em papel, sem a possibilidade de o julgar pela capa, título ou autor e, assim, proporcionar um momento de descoberta e novas possibilidades de leitura. Por sua vez, “A Biblioteca é….” Permitirá a construção de um mural onde todos poderão deixar o seu testemunho sobre a importância das Bibliotecas, sugestões de leituras, autores, pequenos poemas ou ilustrações.

As visitas guiadas às bibliotecas regressam de 7 a 11 de março, com “À volta dos Livros”. Dirigida à comunidade educativa para crianças maiores de 4 anos, esta inticava tem como objetivo dar a conhecer os seus diversos espaços.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SINTRA

Conto/Ateliê – “O vendedor de felicidade”

Março, de terça a sexta-feira | 10h30 e 14h30

A felicidade é o mais importante na vida, por isso, quando o senhor Pombo decide vendê-la em frascos pequenos, grandes e de tamanho familiar, surgem imediatamente compradores interessados. Uma pena que, quando o vendedor de felicidade vai embora, deixe cair um pequeno frasco. É então que a verdade é revelada

Inscrição: 21 923 6171 / 90

Workshop – Semear histórias

22 de março, terça-feira | 10h30 e 14h30

Vamos colher livros que cresceram no jardim e semear novas histórias…

Inscrição: 21 923 6171 / 90

BIBLIOTECA MUNICIPAL PÓLO DA TAPADA DAS MERCÊS

Conto/Ateliê – “As cores do arco-íris”

Março, de terça a sexta-feira | 10h30 e 14h30

As pessoas são como cada uma das cores do arco-íris. Cada pessoa é única. A forma dos olhos, a cor da pele e até a roupa que usamos tornam-nos diferentes. Mas naquilo que realmente importa somos muito parecidos. Sentimos alegria e tristeza, amor e dor. Rimos quando estamos contentes e choramos quando estamos tristes.

Março, de terça a sexta-feira | 10h30 e 14h30

Por cada história ouvida, desafia-se à criação de um retalho para se juntar numa manta de histórias.

Conto/Ateliê – Árvore dos abraços

5 de março, sábado | 16h00

Vem à biblioteca plantar uma pequena árvore e descobrir a sua importância para a vida.

Destinatários: Famílias com crianças maiores de 7 anos

BIBLIOTECA MUNICIPAL PÓLO DE AGUALVA CACÉM

Conto/Ateliê – “A minha família”

Março, de terça a sexta-feira | 10h30 e 14h30

Histórias que falam de famílias e levam a reconhecer e estimar as diferentes estruturas e tipos de família, bem como identificar, aceitar e valorizar características específicas da família de cada criança.

Destinatários: Comunidade educativa (maiores de 7 anos).

Conto/Ateliê – Jogar com rimas

12 de março, sábado | 16h00

“Há muito, muito tempo, lá numa terra distante, vivia a princesa Palavra, guardada por um gigante”. Jogos de rimas, com reis, princesas e gigantes assustadores.

Destinatários: Famílias com crianças maiores de 7 anos.

BIBLIOTECA RUY BELO - PÓLO DE QUELUZ

Conto/Ateliê – “Não acordes o urso, por favor!”

26 de março, sábado | 16h00

O Texugo avisou: "Os Ursos são grandes e peludos. Quando os acordamos, ficam zangados e carrancudos! Por isso cuidado… Não acordes o urso, por favor!

Inscrição: 21 923 68 76

Inscrição: 21 923 68 76

Todas as atividades mencionadas são dirigidas a famílias, comunidade educativa e/ou comunidade em geral, com inscrição gratuita, mas obrigatória através do telefone da respetiva Biblioteca Municipal.

Conheça as Bibliotecas Municipais de Sintra.