Bibliotecas de Sintra com novas atividades em fevereiro

A Câmara Municipal de Sintra promove nas suas bibliotecas municipais, durante o mês de fevereiro, novas atividades gratuitas.

Numa programação sempre em torno do livro e da leitura, as atividades programadas para fevereiro estão repletas de momentos lúdicos e didáticos que prometem dar asas à imaginação e desafiar a criatividade do público.

Para além das habituais sessões de leitura em família, contos/ateliês, oficinas de escrita e exposições, o destaque vai para iniciativa “Biblioteca Fora de Horas”, na Biblioteca de Sintra, que a pensar na época de exames dos estudantes manterá este espaço de leitura e de estudo (Sala Polivalente) a funcionar até mais tarde, das 20h00 às 00h00, devendo os interessados reservar previamente o lugar, por telefone (219 236 222 / 219 236 190) ou presencialmente, até às 19h30 do próprio dia.

Conheça as Bibliotecas Municipais de Sintra.

Biblioteca Municipal de Sintra

Biblioteca Fora de Horas

Até 24 de fevereiro | 20h00 às 00h00

A pensar na época de exames, a Câmara Municipal de Sintra abre, "Fora de Horas", as portas da Biblioteca Municipal de Sintra, a todos os leitores e estudantes. Até 24 de fevereiro, o horário de funcionamento da biblioteca será prolongado, das 20h00 às 00h00, na Sala Polivalente.

Para usufruir do horário alargado da Biblioteca, os interessados deverão reservar previamente lugar. As inscrições são realizadas diariamente, por ordem de chegada, e limitadas ao número de lugares disponíveis.  As marcações são feitas diariamente, por telefone ou presencialmente, até às 19h30. Serviços disponíveis de segunda-feira a sábado.

Marcação prévia: 21 923 62 22 / 21 923 61 90

Exposição - IRREVERÊNCIAS ÌMPIAS

Galeria -  Casa Mantero

Até 18 de março

Exposição de Gravura, Escultura e Azulejo, de Conceição Freitas

Entrada Livre

À Volta de Camilo - Exposição “Olhares sobre Camilo”

Até 31 de março

Exposição que ilustra a dimensão da vida e obra de Camilo Castelo Branco, bem assim como as várias representações existentes do autor com base nos documentos e coleção de Arte da Camiliana de Sintra.

Entrada livre

Conto/Ateliê: Corações Apaixonados

1 a 28 de fevereiro, terça-feira a sexta-feira | 10h30 - 14h30

Há já uns dias que o Crocodilo não pára quieto, sempre de um lado para o outro. Umas vezes está cheio de frio, outras vezes está cheio de calor.

Umas vezes está desolado e triste, outras vezes está tão contente que lhe apetece abraçar o mundo inteiro. Não há que enganar: o Crocodilo está apaixonado.

Destinatários: Comunidade Educativa (maiores de 4 anos)

Marcação prévia: 21 923 6171 / 90

Entrada livre

Novas Leituras em Família

Conto/Ateliê: O baile dos três porquinhos

18 de fevereiro | 16h00

Os três porquinhos são famosos na floresta assim como o lobo mau. Será que vão juntos ao baile de carnaval que vai acontecer na floresta? Com o carnaval a chegar, uma máscara vamos enfeitar com recurso a materiais reciclados.

Destinatários: Comunidade em geral e Famílias com crianças maiores de 4 anos

Marcação prévia: 21 923 61 71/90

Entrada Livre

Oficina de escrita partilhada (Dinamizadores: Associação Cultural Teatro Efémero)

25 de fevereiro | 14h30 às 17h30

Esta oficina promete estimular a criatividade e a imaginação com recurso a exercícios e técnicas individuais e de trabalho em conjunto, para além de desenvolver práticas sociais e lúdicas de leitura e escrita.

Destinatários: Maiores de 16 anos

Marcação prévia: 21 923 61 71/90

Biblioteca Municipal – Polo da Tapada das Mercês

Conto /Ateliê | Obrigado -  Uma história de vizinhos

1 a 28 de fevereiro, terça-feira a sexta-feira | 10h30 e 14h30

Graças a uma avaria inesperada, a vida no bairro vai mudar radicalmente. Uma história de convivência e relações humanas. Uma história sobre todos nós.

Destinatários: Comunidade educativa (maiores de 4 anos)

Marcação prévia: 21 923 68 80

Biblioteca Municipal – Polo de Agualva – Cacém

Exposição de Fotografia sobre os Direitos da Criança

1 a 28 de fevereiro

Exposição de fotografia sobre os Direitos da Criança, realizada pelos alunos do Curso Técnico de Fotografia do EPRPS - Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra.

Conto/Ateliê | Sonhos na biblioteca

1 a 28 de fevereiro, terça-feira a sexta-feira | 10h30 e 14h30

Numa noite o pequeno Carlos sonhou que tinha acordado numa cama que não era a sua, numa casa desconhecida, cheia de móveis e objetos que lhe eram completamente estranhos”. 1,2,3, vamos contar uma história, mas presta atenção que algo de mágico vai acontecer na biblioteca. O que será?

Destinatários: Comunidade educativa (maiores de 7 anos)

Marcação prévia: 21 432 80 39

Biblioteca Ruy Belo – Polo de Queluz

Conto/Ateliê | Um abraço

1 a 28 de fevereiro, terça-feira a sexta-feira | 10h30 e 14h30

Uma história que nos envolve com um abraço! Quando menos esperamos, aparece alguém para nos mostrar que não estamos sós. Às vezes, só precisamos de alguém que nos compreenda.  O Ouriço e a Tartaruga estão a precisar de sentir que não estão sozinhos no mundo, que são compreendidos por alguém. Conseguirão encontrar-se? Uma história com duas versões e um final surpreendente.

Destinatários: Comunidade educativa (maiores de 7 anos)

Marcação prévia: 21 923 68 76

Conto/Ateliê | O peixinho dourado e o lápis mágico

25 de fevereiro | 16h00

O Peixinho Dourado decide fazer uma longa viagem para visitar o Peixinho Azul e, à chegada, tem uma grande surpresa: o rio está tão sujo e poluído que ele nem consegue descobrir por onde anda o amigo. Como irá o peixinho resolver o problema?

Destinatários: Comunidade em geral e Famílias com crianças maiores de 4 anos

Marcação prévia: 21 923 68 76