Autarquia promove XVII edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II

A Câmara Municipal de Sintra promove a XVII edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II, com o objetivo de promover, difundir e apoiar a atividade plástica, bem como divulgar a identidade cultural e artística única no Município.

Esta iniciativa destina-se a participantes nacionais e estrangeiros residentes em Portugal, com idades entre 18 e 35 anos, sendo-lhes concedida total liberdade temática desde que se enquadrem nas disciplinas de pintura e escultura, admitindo-se todas as tendências e correntes estéticas.

Cada concorrente poderá concorrer com um único trabalho em cada disciplina, o qual deverá ser inédito e original e da sua exclusiva autoria e propriedade.

O júri será composto por 3 elementos, nomeadamente, por um representante da Câmara Municipal de Sintra, pelo Escultor Rogério Timóteo, na Categoria de Escultura, e pelo Pintor Alves Dias, na Categoria de Pintura. A apreciação e seleção das obras apresentadas serão efetuadas no prazo máximo de quinze dias úteis a contar do termo do prazo para a receção das candidaturas.

Serão atribuídos três prémios:

• Prémio de Pintura - D. Fernando II, correspondente ao valor de €3.500,00 (três mil e quinhentos euros);
  • Prémio de Escultura - D. Fernando II, correspondente ao valor €3.500,00 (três mil e quinhentos euros);
  • Prémio Revelação - D. Fernando II, correspondente ao valor €2.500,00 (dois mil e quinhentos euros).

O formulário de candidatura, bem como as respetivas obras de arte, devem ser entregues até dia 21 de julho, dirigidas à Câmara Municipal de Sintra/Divisão de Bibliotecas e Museus Municipais, para o MU.SA- Museu das Artes de Sintra, situado na Av. Heliodoro Salgado, Estefânia, 2710-505 Sintra.

Para complementar a inscrição, os participantes devem ainda enviar juntamente com o formulário:

Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;

• Cartão de Contribuinte
  • Breve Currículo (máximo de meia página A4);
  • Ficha técnica das obras de arte, com indicação do título, dimensões, técnica, valor de venda e respetiva memória descritiva;
  • Fotografia da(s) obra(s) em suporte digital, formato jpeg, com máxima qualidade em 300 dpi mínimo de resolução, bem como indicação da ficha técnica correspondente;
  • Informação Titular de Dados

A entrega dos Prémios de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II e respetiva exposição, será realizada em cerimónia pública, em local e data a indicar oportunamente.

Consulte as condições para participação definidas no RegulamentoEdital n.º 150/2021.

Formulário de candidaturas disponível AQUI.