Abertura das “Óperas de Rua” em destaque este fim de semana

Sintra continua a ser uma excelente opção para visitar no fim de semana. Desporto, workshops e exposições, são algumas das sugestões, com destaque para a realização da III Feira da Saúde e Bem-Estar e para o inicio das “Óperas de Rua”.

Em junho e julho a Câmara Municipal de Sintra organiza o evento “Óperas na Rua”, que vai permitir levar a música a diversos locais do concelho, com entrada gratuita. O primeiro espetáculo será de “Ópera Delirium”, com obras de Bizet, Verdi, Mozart, Leoncavallo, entre outros, no dia 15 de junho, às 21h00, no Largo do Palácio Nacional de Queluz.

Sintra recebe a III Feira da Saúde e Bem-Estar, nos dias 15 e 16 de junho, entre as 10h00 e as 19h00, com o objetivo de facultar às populações o acesso gratuito a rastreios e dar-lhes a conhecer a importância da vigilância do estado de saúde de cada um de nós. Este evento vai decorrer em Sintra – na Estefânia, Largo Afonso de Albuquerque, Avenida Heliodoro Salgado e na Biblioteca Municipal/Casa Mantero.

No âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia, que se realizam de 14 a 16 de junho, o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas propõe um programa gratuito e diversificado, que inclui visitas guiadas ao Museu e a Sítios Arqueológicos, bem como atividades para famílias.

A 5.ª Grande Corrida de Carros Movidos a Energia Solar, última etapa do projeto “VS-Solar Challenge”, realiza-se no dia 16 de junho, das 10h00 às 17h00, na pista do Real Sport de Massamá. Esta prova de carros movidos a energia solar é composta por várias atividades de sensibilização e consciencialização ambiental, ilustrativas das potencialidades e benefícios da energia solar, e conta com a participação de várias escolas do concelho.

A Biblioteca Municipal de Sintra – Casa Mantero recebe no dia 15 de junho, às 16h00, as iniciativas "Aula de Yoga no Jardim" e o workshop "Leituras em Família", com o livro “O Barco do Pescador”.

Com base no novo “Inventário dos Frutos e Legumes”, da Kalandraka, e do livro de Bruno Munari, “Roses in the salad”, a Casa dos Hipopómatos promove um workshop de técnicas de carimbos, pinturas e colagem, no dia 15 de junho, às 16h00.

No dia 15 de junho, realiza-se "o passeio entre os Palácios", com a frota de veículos anteriores aos anos 50. A saída do Palácio de Queluz está marcada para as 14h00, em direção ao Palácio Nacional de Sintra. O habitual jantar de gala, na sala das Colunas, no Palácio Nacional de Queluz, realiza-se às 19h30.

A Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, promove no dia 15 de junho, às 17h00, a ação musical "Cantares" do Grupo Desportivo de Sacotes, com entrada gratuita. A iniciativa está inserida no Ciclo de Música Tradicional, com o objetivo de promover e incentivar a atividade cultural no concelho.

No âmbito do ciclo “Encontros Artísticos” o MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe, no dia 15 junho, às 16h00, o escultor Rogério Timóteo, para uma conversa onde irá debater o tema “Escultura e Paisagem Urbana”, com entrada gratuita. Este encontro é uma oportunidade para conhecer melhor a arte da escultura, as obras e percurso profissional do artista convidado.

Automóveis, motos e motorizadas antigas reúnem-se na “Rota dos Palácios” - V Expo de Clássicos de Queluz, nos dias 15 e 16 de junho, das 10h00 às 18h00, no Terreiro do Palácio Nacional de Queluz. A exposição principal, junto ao palácio, conta com a presença de vários clubes com inúmeras viaturas antigas e clássicas de variadas marcas e modelos, bem como coleções particulares de elevado interesse histórico.

O Complexo Desportivo Municipal João Carlos Cifuentes, em Monte Abraão, vai ser palco para a fase final da Taça Nacional de Sub14 femininos de Basquetebol, nos dias 15 e 16 de junho. Nesta prova marcam presença o Clube Basket de Queluz, a União Académica António Aroso (Porto), Clube Juvenil Boa Viagem (Angra do Heroísmo – Açores) e o Colégio Luso Internacional do Porto (Porto).

No dia 16 de junho, às 9h30, realiza-se o "9º Trilho dos Dinossauros", décima segunda prova do calendário do Troféu "Sintra a Correr". A concentração dos participantes terá lugar junto à Escola Básica Professor Galopim de Carvalho, no Bairro do Pêgo Longo.

Até 23 de junho, a Vila Alda vai ser palco da peça de teatro "1904 – Inauguração do Elétrico", aos sábados às 22h00 e aos domingos às 17h00. Um espetáculo de teatro e beberete queirosiano, que replica o momento da inauguração do elétrico em 1904, onde Eça de Queirós, Dâmaso Salcede, Titi, um jornalista Inglês e dois saloios se envolvem em conflitos literários e culturais em torno do elétrico e do vinho de Colares.

A exposição de fotografia “Como eu te vejo…Sintra”, de Luís Rodrigues, está patente até dia 29 de junho, nos Paços do Concelho, em Sintra. Sendo um amante da Natureza e tendo como pano de fundo uma das mais belas serras de Portugal, Sintra foi desde sempre a sua maior inspiração.

“O Espaço Ilimitado da Pintura” é a exposição de obras da coleção de Nadir Afonso, patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, inserido nas comemorações do centenário do nascimento do pintor, a 4 dezembro de 1920.