Image

A 51ª edição do Festival de Sintra apresenta um Passeio Musical por vários palácios de Sintra

fest sintra 2015
A 51ª edição do Festival de Sintra apresenta um “Passeio Musical” com uma programação de elevado nível artístico. De 12 a 29 de maio do próximo ano, o festival realiza-se em palácios de Sintra, com a presença de músicos nacionais e internacionais dos quais se destaca a participação de nomes da cena pianística como Michael Nyman, Pedro Burmester, Mário Laginha e Olga Prats. O patrono convidado para esta edição do Festival de Sintra é Jorge Sampaio. 

Na apresentação do festival realizada, ontem, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, salientou que este evento de música clássica na 51ª edição representa “uma marca de qualidade e de prestígio na cultura portuguesa que esta edição vai ser a melhor realizada até hoje”, referindo o edil ainda que "tem a feliz coincidência de decorrer nas comemorações do vigésimo aniversário de Sintra - Património da Humanidade”. 
 
O Festival de Sintra apresenta 12 grandes concertos em locais emblemáticos de Sintra: Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional de Sintra, Palácio da Pena, Palácio de Queluz e largo fronteiro ao Palácio de Queluz. O concerto inaugural sai das mãos do famoso pianista Michael Nyman, que atuou em Queluz, no ano em que Sintra foi classificada como Património da Humanidade e regressa, nesta edição, ao Centro Cultural Olga Cadaval. 
 
Para a elaboração do programa, Adriano Jordão inspirou-se “na tradição e matriz muito vincada do Festival de Sintra” sem esquecer “ as novas influências e a modernidade”, que segundo o diretor artístico “vão abrir as portas a novos e diferentes públicos” sem “nunca esquecer os gostos musicais e a personalidade da Marquesa de Cadaval” -  referiu na apresentação pública do evento. 
 
Os Contrapontos promovem várias conferências, com destaque para as palestras de Duarte Ivo Cruz e Pedro Moreira que são reconhecidos na área da música erudita a nível nacional e internacional. 
 
O patrono desta edição do Festival de Sintra é Jorge Sampaio, melómano, amigo pessoal da Marquesa do Cadaval, ligado à cultura sintrense que foi autarca em Sintra, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e presidente da República. 
 
A Câmara Municipal de Sintra estabelece parcerias na organização da 51ª edição do Festival de Sintra. Na cerimónia de apresentação foi assinado um protocolo de colaboração com a empresa Parques de Sintra Monte da Lua que assim se junta a este evento. Estas parcerias são realizadas, também, com instituições do município de Sintra ligadas à área da música e com o grupo de personalidades - Amigos do Festival - que participam no desenvolvimento e promoção do evento. 
 
Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais e na ticketline.  
 
Acompanhe o página do facebook do Festival de Música de Sintra, AQUI
 
festival-sintra2016