Sintra tem projeto distinguido com Prémio Portugal Smart Cities

O Município de Sintra foi distinguido com a atribuição do Prémio Portugal Smart Cities - António Almeida Henriques, na categoria Neutralidade Carbónica, com o projeto “Laboratório Vivo de Descarbonização I4Effiency”.

O prémio, entregue esta terça-feira, reconhece que a iniciativa visa melhorar a eficiência logística urbana através da implementação de tecnologias digitais. Uma das soluções consiste num Identificador Único de Endereço (IUE), uma plataforma digital e iniciativas como a criação de centros logísticos e instalação de contentores inteligentes.

Basílio Horta, presidente da autarquia de Sintra, sublinha que “este é um bom exemplo de como devemos pensar as questões de sustentabilidade, promovendo a poupança de energia e a criação de melhores condições nos serviços à nossa comunidade.”

Recorde-se que, em 2023, Sintra tinha já conquistado o prémio na categoria de “Espaço Público”, com o projeto Eixo Verde e Azul (EVA) a obter o reconhecimento como projeto sustentável e eficiente.

O Prémio António Almeida Henriques foi lançado pela Fundação AIP e distingue e premeia os diferentes projetos de ecossistemas de inovação e práticas inteligentes em Comunidades Intermunicipais, Municípios e Juntas de Freguesia, orientados para a implementação com sucesso de projetos sustentáveis, eficientes e pela criação de soluções de inteligência urbana, considerados nas seguintes categorias elegíveis: Neutralidade Carbónica; Reabilitação Urbana Sustentável e Inteligente; Espaço Público; Transformação digital; Turismo e hospitalidade inteligentes; Saúde e bem estar.

Mais informações AQUI.

Imagem: DR Portugal Smart Cities (Prémio Almeida Henriques – Portugal Smart Cities Summit Service (fil.pt)

Image

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos

Image
Image