Sintra realizou o primeiro percurso pedestre crepuscular e noturno

A Câmara Municipal de Sintra realizou o primeiro um percurso pedestre crepuscular e noturno, inserido no projeto municipal "3 Temas 3 Rotas", subordinado ao tema “biodiversidade noturna”, no passado dia 13 de abril.

O percurso circular de aproximadamente 5 Km, que se iniciou no estacionamento da Praia da Aguda um pouco antes do por-do-sol e terminou já na obscuridade, passou pelo topo das arribas, proporcionando uma vista magnífica, pelos vales e encostas do Magoito, e ainda as pelas tradicionais vinhas de Colares e pomares.

Ao longo do percurso tentou-se proporcionar aos cerca de 30 participantes a possibilidade de conhecer a biodiversidade noturna caraterística do local. Uma vez que a grande maioria das nossas espécies apresenta um comportamento secretivo, que dificulta a sua observação direta, foram usados meios diversificados, como chamamentos de diferentes espécies de rapinas noturnas e imagens resultantes de armadilhagem fotográfica, para dar a conhecer algumas das espécies que poderiam ser encontradas naquela região.

Adicionalmente, auxiliados pela humidade noturna que se fez sentir, foi possível observar ao longo do percurso vários anfíbios, pertencentes à espécie sapo-comum,  bem como aprender a distinguir os sons dos grilos e dos grilotalpídeos, ou ralos, duas das espécies de inseto que povoam a noite com as suas melodias características.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos