Sintra distinguida como um dos 100 destinos sustentáveis do mundo
Sintra integra, uma vez mais, a lista Top 100 Stories da Green Destinations que distingue boas práticas de sustentabilidade.
Este Top 100 elege destinos que promovem a sustentabilidade e o turismo diferente, criando histórias memoráveis. A qualidade, replicabilidade, inovação e qualidade do que é sustentável, são fatores que fazem parte destas histórias a serem partilhadas.
O município de Sintra, o arquipélago dos Açores, o geoparque de Arouca, as regiões de Alto Minho e Oeste, Águeda, Cascais são os sete destinos nacionais distinguidos com o Green Destinations Top 100 Stories.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que “o município assume a sustentabilidade como uma prioridade”, acrescentando que “esta distinção é resultado do trabalho contínuo e valorização do ambiente, pessoas e cultura, em prol de um planeta mais sustentável. Esforço este que não é, nem pode ser apenas da autarquia mas sim de todos os que trabalham, vivem e visitam Sintra.”
A fundação Green Destinations, que dá visibilidade a destinos que promovem a sustentabilidade e o turismo através de diferentes programas, deu a conhecer os vencedores da Green Destinations Top 100 Stories. A competição mundial seleciona e partilha as histórias de 100 destinos que se distinguem pela qualidade, pela replicabilidade, pela inovação e pela sustentabilidade de boas práticas.
Em Portugal, a distinção da Green Destinations foi atribuída a Sintra, à região do Alto Minho, geoparque de Arouca, arquipélago dos Açores, Cascais e Águeda. Com a novidade, em relação a 2021, da presença de Oeste Portugal na lista.
As boas práticas serão, agora, partilhadas com gestores turísticos, operadores de tours e turistas. O objetivo, segundo a Green Destinations, é difundir pela indústria turística exemplos de soluções que podem ser implementadas como resposta aos desafios do setor, incentivando o desenvolvimento sustentável.
A entrega dos certificados foi realizada no Dia Mundial de Turismo, 27 de setembro, durante um evento em Atenas, organizado pela Green Destinations.
O Museu da Água e Resíduos (MAR) de Sintra, foi também nomeado Top 100 2022 na categoria Histórias de Boas Práticas, Meio Ambiente & Clima. O MAR desenvolve uma programação diversificada, com o intuito de captar novos públicos, mas centrado na comunidade educativa, através de ações de educação e sensibilização da comunidade para a adoção de valores e hábitos relacionados com a preservação do património ambiental, sobretudo no que se refere ao ciclo da água, promovendo e organizando cursos, estágios, seminários, encontros, exposições e formações.
Veja o artigo completo AQUI.