Sintra declara apoio à criação da Rede de Cidades Climaticamente Neutras até 2030

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a declaração de apoio à criação de uma Rede de Cidades Climaticamente Neutras até 2030, inserida na Missão Europeia “100 Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima até 2030”.

A constituição desta nova rede nacional visa promover uma perspetiva inclusiva e de partilha de experiências entre os seus membros, assim como apoiar e dar suporte aos Municípios de Lisboa, Porto e Guimarães, selecionados pela Comissão Europeia para a Missão “100 Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima até 2030”.

Neste sentido, Sintra juntou-se a Braga, Cascais, Coimbra, Figueira da Foz, Loures, Maia, Matosinhos, Tomar, Torres Vedras, Valongo, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia na intenção de criar uma Rede de Cidades Climaticamente Neutras até 2030.

Ao participar nesta iniciativa, os Municípios propõem-se a abraçar o objetivo da neutralidade carbónica, juntamente com Lisboa, Porto e Guimarães. Os objetivos desta primeira fase são:

• Adesão a um processo de transformação urbana, com o compromisso de colaborar entre os Municípios aderentes, e acelerar a implementação de soluções que promovam a equidade e produzam benefícios sociais, económicos e ambientais;
  • Desenhar um roteiro para alcançar a neutralidade carbónica e a transição ecológica em paralelo com as cidades selecionadas para a Missão “Climate neutral and Smart Cities”, com vista à celebração de um “Contrato Climático para a Cidade;
  • Coordenar esforços entre todas as cidades da rede, todas as partes interessadas, e com o Governo para atingir objetivos climáticos comuns.

A proposta foi aprovada, esta quinta-feira, em reunião de Assembleia Municipal.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos