Sintra adere à estratégia de controlo e combate à erva-das-pampas

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a adesão do município à Estratégia Transnacional de Luta contra a Cortaderia selloana (a erva-das-pampas).

A Estratégia Transnacional de luta contra a Cortaderia enquadra-se no Projeto LIFE STOP Cortaderia, promovido por parceiros portugueses e espanhóis.

Com a adesão à Estratégia Transnacional, o Projeto LIFE STOP Cortaderia oferece assessoria técnica, ações de formação, informação atualizada e investigação relativa à Cortaderia selloana, assim como acesso aos resultados e conclusões dos trabalhos levados a cabo pelo projeto.

A adesão resulta ainda na inclusão do município da Rede de Entidades contra a Cortaderia e o reconhecimento com um "selo" de qualidade ambiental.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, reconhece que “os impactos negativos da erva-das-pampas sobre diversas espécies, que estão presentes não só na área do Parque Natural Sintra-Cascais, na Zonas Especiais de Conservação (ZEC), mas também fora das áreas protegidas”.

O projeto tem como principal objetivo a implementação de uma estratégia transnacional comum para lutar contra a Cortaderia selloana e procura testar novas metodologias no controlo e maneio da espécie invasora em áreas de alta densidade, combater a expansão da espécie, sensibilizar a população sobre o seu efeito prejudicial e envolver as principais partes interessadas no combate à Cortaderia.

A Cortaderia selloana (erva-das-pampas) é considerada uma das espécies de flora invasora mais nocivas devido à sua capacidade de transformar e degradar habitats naturais e humanizados. Trata-se de uma gramínea cespitosa perene, com flores dispostas em espiguetas de cerca de 20 milímetros de

comprimento, formando tufos capazes de produzir milhares de sementes com alta capacidade de germinação e que são profusamente espalhadas pelo vento.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos