Image

Resíduos Urbanos em debate no Dia Mundial do Ambiente

residuos-urbanos

Os SMAS-SINTRA organizam um debate sobre “Resíduos Urbanos”, no dia 5 de junho, às 14h00, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente.  

O debate pretende ser um lugar de reflexão sobre a sustentabilidade do sector e as estratégias desenvolvidas pelos municípios, assim como sobre as práticas de valorização dos resíduos a nível local.

Segundo o Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU) 2020, “em Portugal foram produzidos 14,3 milhões de toneladas de resíduos em 2012, correspondendo a uma capitação de 1,35 t/(hab.ano). Destes, 69% foram encaminhados para operações de valorização e os restantes eliminados”. Também de acordo com o PERSU 2020, “a gestão não adequada dos resíduos constitui uma fonte de impactes ambientais significativos. Por exemplo, o setor de resíduos é responsável pelo quarto maior contributo no que respeita às emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) na Europa, representando 2,9% das emissões da EU. A sua importância a nível nacional é maior, tendo em 2011 representado 11,8% das emissões de GEE nacionais”.

O debate vai realizar-se na instalações dos SMAS-SINTRA. 

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos

Image
Image